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TítuloA organização dos exames nacionais de português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveExames nacionais
Avaliação em línguas
Leitura e escrita
Gramática
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSilva, A. C. (2016). A Organização dos Exames Nacionais de Português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática. In J. A. B. Carvalho et alii (Orgs.), Atas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias (pp. 549-558). Braga: Cied / Universidade do Minho
Resumo(s)Sistematicamente, os exames nacionais têm sido objeto de várias discussões, sendo questionados ao nível da sua conceção e natureza, das suas funções ou resultados. De facto, se aceitarmos que assumem um papel significativo para o Estado, pois servem a regulação do sistema e o controlo de professores e alunos, eles acabam também por condicionar o currículo das disciplinas que são objeto de avaliação. Assim, depois de outras análises de exames de Português (Silva, 2009), este novo estudo assume por objetivos verificar como estão concebidas e estruturadas as provas de exame de Português e, simultaneamente, caracterizar os três domínios (leitura, escrita e gramática) que são avaliados nas provas dos vários níveis de escolaridade. Tomando por objeto e como corpus os enunciados dos exames de Português realizados em 2015 (as provas do 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade), este trabalho analisará os textos (um informativo e outro narrativo, em todas as provas) e algumas questões colocadas sobre os vários domínios: leitura, escrita e gramática. Para concretizar este estudo, usaremos algumas dimensões analíticas que têm a ver com: a) definição dos tipos de pergunta utilizados; b) identificação dos conteúdos implicados; c) categorização dos níveis de (re)conhecimento e das competências linguísticas; d) avaliação da representação sobre os três domínios da língua. Em suma, a hipótese que aqui se pretende testar é se os domínios e os métodos de avaliação externa das competências verbais podem determinar alguma configuração específica (e renovada) do ensino do Português, língua materna.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51005
e-ISBN978-989-8525-49-9
Versão da editorahttp://www.cied.uminho.pt/uploads/2016-ATAS-SIELP-comp.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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