Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51763

TítuloAdaptação da Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita no 1.º Ciclo
Outro(s) título(s)Adaptation of the Scale Knowledge Perception Scale in primary education
Autor(es)Araújo, Catarina Liane
Martins, Ana Paula Loução
Osório, António José
Faria, Cristina
Palavras-chavePerceção
Conhecimento de escrita
Escalas
Validação
Perception
Writing knowledge
Primary education
Scales
Validation
Data2017
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoAraújo, C. L, Martins, A, P., Osório, A. J. & Faria, C. (2017). Adaptação da escala de perceção do conhecimento de escrita no 1.º Ciclo. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol Extr., Nº. 01, A1-275-279. http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2778/pdf. eISSN: 2386-7418. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2778
Resumo(s)Esta investigação pretendeu colmatar a necessidade de desenvolver escalas de avaliação das perceções dos alunos quanto ao seu conhecimento de escrita, especialmente no ensino primário. Assim, validou-se a Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita em Portugal, após tradução e adaptação de uma escala americana, junto de 338 alunos do 4.º ano de escolaridade, selecionados aleatoriamente. Os resultados explicam 38.5 % da variância dos dados. A escala final apresentou uma estrutura diferenciada composta por dois fatores: “Produzir conteúdo” e “Planificar” e 12 itens. O Alpha total da escala foi de .776 e reúne os critérios de fiabilidade exigidos.
This research aimed to address the need to develop scales for evaluating students' perceptions of their writing skills, especially in primary education. Thus, the Scale for Perceiving the Knowledge of Writing in Portugal was validated, after translation and adaptation of an American scale, with 338 students of the 4th year of schooling, randomly selected. The results explain 38.5% of the data variance. The final scale presented a differentiated structure composed of two factors: "Produce content" and "Plan" and 12 items. The total Alpha of the scale was .776 and meets the required reliability criteria.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51763
e-ISBN2386-7418
DOI10.17979/reipe.2017.0.01.2778
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2778
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AtaGalegoCatarinaLiane2778-9952-1-PB.pdf772,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID