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TítuloAfetividade no contexto acadêmico: sentimentos experimentados por mestrandos de um curso oferecido na modalidade b-learning
Outro(s) título(s)Affectiveness in the academic context: feelings experienced by masters of a course offered in the b-learning mode
Autor(es)Pereira, Ana Lúcia
Silva, Bento Duarte
Almeida, Laurinda Ramalho de
Palavras-chaveAfetividade na educação superior
Educação a distância
Blended-learning
Affectivity in higher education
Distance education
Data2016
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitaçãoPereira, A., Silva, B. e Almeida, L. (2016). Afetividade no Contexto Acadêmico: Perceção de mestrandos de um Curso Oferecido em regime de b-learning. In: Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 1864-1877.
Resumo(s)Este texto apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo verificar a intensidade e a frequência com que mestrandos do curso de Ciências da Educação: Tecnologia Educativa, oferecido pela Universidade do Minho na modalidade blended-learning, experimentam sentimentos de nuances positivas e negativas. Participaram da investigação 26 estudantes de um total de 49 convidados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um inquérito de autopreenchimento online, cujo link foi enviado aos estudantes via correio eletrônico. No inquérito os estudantes foram apresentados a uma lista de 40 sentimentos de nuances positivas e negativas, sendo convidados a indicar a intensidade e a frequência com que experimentavam cada um deles, a partir de uma escala crescente de 1 a 10. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, e para algumas das variáveis independentes procedeu-se o Teste de Levene para igualdade de variâncias e o Teste T-Student para igualdade de médias. Para tanto fez-se uso do Software Package Social Science (SPSS). A análise descritiva dos dados indicou que os sentimentos de nuances positivas predominam em relação aos de nuances negativas no que se refere as médias das respostas dos participantes nos fatores intensidade e frequência. O Teste de Levene para igualdade de variâncias e o Teste-T-Student para igualdade de médias, à significância de 0,05, demonstraram que os estudantes que não haviam tido experiências anteriores com a modalidade blended-learning apresentaram médias maiores e diferenças consideradas significativas para o sentimento inquietação no quesito intensidade e para os sentimentos impotência e preocupação no quesito frequência. Tais resultados sugerem a relevância de se pensar na organização de cursos de capacitação nas ferramentas e estratégias do blended-learning antes do início da primeira unidade curricular do mestrado, visando minimizar tais sentimentos desconfortáveis entre os estudantes mais inexperientes na modalidade.
The present text shows the results of an investigation that aimed to check the intensity and the frequency Master’s candidates of Educational Sciences: Educational Technology, offered by University of Minho in blended-learning mode, experience positive and negative shades of feelings. Twenty-six out of forty-nine invited students participated in the investigation. The instrument for collecting data was an online autofilled questionnaire whose link was sent to the students by e-mail. The questionnaire presented the students a list of 40 positive and negative shades of feelings and they were asked to point the intensity and frequency they felt each of them on a scale of 1 to 10. For data analysis, some techniques of descriptive statistics were used, and for some independent variables, the Levene Test was employed for variance equality and the T-Student Test was employed for equality of means. For that, the Software Package Social Science was used. The descriptive analysis of data showed that positive shades of feelings predominate over negative shades regarding the average of the participants’ answers on intensity and frequency. The Levene Test for variance equality and the T-Student Test for equality of means, to the significance of 0,05, showed that the students who had not had previous experience with blended-learning mode showed higher means and differences considered significant for feelings of anxiety concerning intensity and feelings of impotence and worry concerning frequency. Such results suggest the relevance of thinking about organizing training courses with blended-learning tools and strategies before the beginning of the first curricular unit of Master’s program, aiming to minimize such uncomfortable feelings among the most inexperienced students in that mode.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52211
ISBN978-989-8753-37-3
Versão da editorahttp://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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