Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52304

TítuloFormação do tutor a distância para o ensino e aprendizagem em rede
Autor(es)Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveEducação a distância
Trajetória acadêmica e profissional
Ensino superior
Ensino e aprendizagem em rede
Distance education
Academic and professional trajectories
Higher education
Teaching and learning online
DataMai-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoCorrea, Ana & Silva, Bento (2017). formação do tutor a distância para o ensino e aprendizagem em rede. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1189-1213.
Resumo(s)O mundo atual está a cada dia mais conectado, demandando uma atualização constante na automatização de processos e serviços e, sobretudo, na forma de ensinar e aprender. O formato educacional que hoje se vivencia é bem distinto do modelo tradicional que a maior parte dos atuais docentes experenciaram em suas etapas de formação. No Ensino Superior, a opção pelo uso das tecnologias para fins educacionais vem sendo utilizada como única alternativa de forma combinada ou como um recurso para ativações das metodologias de aprendizagem. O presente artigo é parte integrante de um estudo Doutoral realizado sob a forma de pesquisa direta com tutores a distância e tem como objetivo compreender de que forma suas trajetórias profissionais e acadêmicas se veem representadas no seu estilo de ensino, tendo em conta as influências didáticas propiciadas pelas capacitações realizadas para atuação em EAD, o tempo de formado, a experiência de docência no contexto da EAD, o grau de entusiasmo docente pela educação on-line e como este se expressa nas suas escolhas pedagógicas. O universo participante advém de três Instituições Públicas que atuam no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.
The world today is increasingly connected, requiring a constant update on process automation and services and, above all, in the form of teaching and learning. The educational format that is now experienced is quite distinct from the traditional model that most of today's teachers had in their stages of formation. In higher education, the use of technologies for educational purposes has been used as the only alternative in combination or as a resource for activations of learning methodologies. This article is part of a Doctoral study carried out in the form of direct research with distance tutors and aims to understand how their professional and academic trajectories are represented in their teaching style, taking into account the educational influences offered through the trainings conducted for performance in distance learning, the time they have had their graduation, the teaching experience they possess in the context of distance learning, the degree of the teacher’s enthusiasm for online education and how this is expressed in their educational choices. The participants come from three public institutions that act in the framework of Brazil Open University.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52304
ISBN978-989-97374-5-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE - atas_chalenges_2017.pdf489,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID