Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53287

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAfonso, Almerindo Janelapor
dc.date.accessioned2018-03-23T10:18:20Z-
dc.date.available2018-03-23T10:18:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1414-4077por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53287-
dc.description.abstractNa primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.por
dc.description.abstractIn the first part of the article I make a brief reflection about the university within the context of the knowledge based economy. In a second part, considering essentially the Portuguese reality, I put in question the growing subalternization of the Social Sciences and Humanities and, among these, of the Educational Sciences. Finally, I draw attention to the fact that the current dilemmas of teacher training might be, at least in part, discussed as a consequence of the discrepancy between the potential importance of the knowledge delivered by the Educational Sciences and the lack of attention or devaluation they receive from society, policy-makers and sometimes even from the scientific community. In any case, these situations are never indifferent to the dominant visions and political-ideological orientations.por
dc.description.sponsorshipO trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEconomia do conhecimentopor
dc.subjectCiências sociais e humanaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectKnowledge economypor
dc.subjectSocial sciences and humanitiespor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleA educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professorespor
dc.title.alternativeHigher education in the knowledge economy, the disregard of social sciences and humanities and teacher trainingpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772015000200269&script=sci_abstract&tlng=espor
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage291por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.eissn1982-5765por
dc.identifier.doi10.590/S1414-40772015000200002por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a educação superior na economia do conhecimento.pdf719,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID