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TítuloO discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
Autor(es)Duarte, Isabel Margarida
Marques, Aldina
Pinto, Alexandra
Palavras-chaveAdvertising discourse
Print ads
Identity construction
Estado Novo magazines
Enunciative-pragmatic strategies
Text genre
Discurso publicitário
Anúncios impressos
Construção da identidade
Revistas do Estado Novo
Estratégias enunciativo- pragmáticas
Género de texto
Data2017
EditoraCentro de Linguística (CLUP). Faculdade de Letras. Universidade do Porto
RevistaREDIS: Revista de Estudos do Discurso
CitaçãoDuarte, I. M., Marques, M. A. & Pinto, A. (2017). O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 6, 97-116
Resumo(s)Advertising discourse is both a reflection of the context in which it is produced and an agent of change upon it. In the present study, we analysed the advertisements in the magazine Mundo Gráfico with the purpose of identifying some aspects of the Portuguese iden¬tity of the regime Estado Novo, namely the national identity and the individual identity, of the Portuguese man and woman of that time. Simultaneously, it was our purpose to identify the discursive strategies involved in the construction of these identities, in particular strategies of an enunciative-pragmatic nature, such as the identification of the enunciative voices in dia¬logue in the advertisements. Still, we looked at ads as textual manifestations of a genre, briefly identifying some of their characteristics.
O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53295
DOI10.21747/21833958/red6a4
e-ISSN2183-3958
Versão da editorahttp://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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