Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53543
Título: | Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam? |
Outro(s) título(s): | Teaching and learning mathematics in the context of a new program implementation: parents count? |
Autor(es): | Menezes, Luís Viseu, Floriano Conceição, Sandra |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem da Matemática Programa de Matemática do 1.º ciclo do ensino básico Apoio parental Teaching and learning of mathematics Mathematics curriculum (grades 1 to 4) Parental support |
Data: | 2016 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) |
Revista: | Educação Matemática Pesquisa |
Resumo(s): | Este estudo realizou-se no contexto da implementação, em Portugal, de um novo
programa de Matemática do ensino básico que introduziu profundas mudanças
relativamente ao anterior. No processo de aprendizagem da Matemática é largamente
reconhecida a importância dos pais/EE (Encarregados de Educação). A sua influência
está dependente do conhecimento que têm e do envolvimento com a escola. É neste
quadro que esta investigação, que adota uma metodologia mista, se coloca, ao proporse
compreender o que sabem e pensam os pais/EE do programa de Matemática e que
apoio prestam aos seus educandos na aprendizagem desta disciplina.
A análise de dados, que resultam da aplicação de questionário e entrevista a pais/EE (de
duas escolas, uma urbana e outra rural), revela que estes se apercebem de um conjunto
de alterações nas aprendizagens dos seus educandos, nomeadamente no cálculo mental,
na resolução de problemas e no raciocínio matemático. Os pais/EE têm uma opinião
favorável do programa de Matemática. Em termos de apoio parental, os pais/EE
mostram estar atentos aos seus educandos e consideram que a sua ação é essencial. This study was conducted in the context of the implementation, in Portugal, of a new program of mathematics for primary education, which introduced profound changes over the previous one. In the process of mathematics learning is widely recognized the importance of parents/Guardians (G). Its influence is dependent on the knowledge they have, and on their involvement with the school. It is in this context that this research, which adopts a mixed methodology, stands, trying to understand what parents/G know and think about mathematics program, and what support they provide to their children in the learning of this discipline. Data analysis, resulting from the application of a questionnaire and an interview (with parents/G of two schools, one urban and another one rural), shows that they realize a set of changes in learning of their children, particularly in mental calculation, problemsolving and mathematical reasoning. Parents/G have a favorable opinion about the mathematics program. In terms of parental support in mathematics, parents/G show to be attentive to their children and consider their action essential. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53543 |
ISSN: | 1983-3156 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa_os pais contam.pdf | 498,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |