Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53644

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Mariapor
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.authorRibeiro,Céliapor
dc.date.accessioned2018-03-28T11:01:37Z-
dc.date.available2018-03-28T11:01:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMartins, Maria; Sarmento, Teresa e Célia Ribeiro (2016). ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO – PEFF/A. UM PROJETO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE A ESCO¬LA E A COMUNIDADE,, XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp.1741-1750. ISBN 978-989-96261-6-4por
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53644-
dc.description.abstractResumo A educação para e na cidadania é, no nosso entender, a finalidade principal da Escola, a qual tem que estar necessariamente articulada com a função para que primeiro foi criada, ou seja, a instrução. Nesta hercúlea tarefa, e perante a crescente complexidade das sociedades atuais, com influência direta na sua vida e dinâmicas internas, a Escola vê-se a braços com a necessidade de promover o envolvimento de toda a sua comunidade escolar, no sentido do compromisso para a construção e desenvolvimento de estratégias mais adequadas e mais participativas. Criar pontes, promovendo a construção de uma comunidade que intervém e reflete em conjunto, é o propósito do projeto “ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO”, criado em 2010 no AE Infante D. Henrique, Viseu, em parceria com três instituições de ensino superior. Com o objetivo de conhecer as perceções dos intervenientes no referido projeto sobre o seu impacto no diluir de fronteiras e na construção de uma comunidade coaprendente, foi aplicado um questionário a 105 docentes, pais, assistentes operacionais e outros membros da comunidade escolar. Foram ainda aplicadas duas entrevistas (um docente e um assistente operacional). Os resultados obtidos evidenciaram um significativo envolvimento de todos os inquiridos no referido projeto e permitem-nos concluir sobre a importância do estabelecimento de parcerias, assentes no (re)conhecimento mútuo, no respeito pelas finalidades, expetativas e formas diversas de intervenção de cada um e na partilha de responsabilidades. Neste quadro de complementaridade serão esbatidas fronteiras e, de forma integrada mas não necessariamente consensual, encontradas as soluções para os problemas e desafios do dia-a-dia que se colocam à Escola.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectComplementaridadepor
dc.titleEscola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1741por
oaire.citationEndPage1750por
oaire.citationConferencePlaceViseu, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do XIII Congresso SPCE - Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitáriopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA E FAMÍIA EM FORMAÇÃO_AÇÃO-PEFF_A....pdf4,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID