Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53644
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Maria | por |
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.contributor.author | Ribeiro,Célia | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T11:01:37Z | - |
dc.date.available | 2018-03-28T11:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Martins, Maria; Sarmento, Teresa e Célia Ribeiro (2016). ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO – PEFF/A. UM PROJETO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE A ESCO¬LA E A COMUNIDADE,, XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp.1741-1750. ISBN 978-989-96261-6-4 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-96261-6-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53644 | - |
dc.description.abstract | Resumo A educação para e na cidadania é, no nosso entender, a finalidade principal da Escola, a qual tem que estar necessariamente articulada com a função para que primeiro foi criada, ou seja, a instrução. Nesta hercúlea tarefa, e perante a crescente complexidade das sociedades atuais, com influência direta na sua vida e dinâmicas internas, a Escola vê-se a braços com a necessidade de promover o envolvimento de toda a sua comunidade escolar, no sentido do compromisso para a construção e desenvolvimento de estratégias mais adequadas e mais participativas. Criar pontes, promovendo a construção de uma comunidade que intervém e reflete em conjunto, é o propósito do projeto “ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO”, criado em 2010 no AE Infante D. Henrique, Viseu, em parceria com três instituições de ensino superior. Com o objetivo de conhecer as perceções dos intervenientes no referido projeto sobre o seu impacto no diluir de fronteiras e na construção de uma comunidade coaprendente, foi aplicado um questionário a 105 docentes, pais, assistentes operacionais e outros membros da comunidade escolar. Foram ainda aplicadas duas entrevistas (um docente e um assistente operacional). Os resultados obtidos evidenciaram um significativo envolvimento de todos os inquiridos no referido projeto e permitem-nos concluir sobre a importância do estabelecimento de parcerias, assentes no (re)conhecimento mútuo, no respeito pelas finalidades, expetativas e formas diversas de intervenção de cada um e na partilha de responsabilidades. Neste quadro de complementaridade serão esbatidas fronteiras e, de forma integrada mas não necessariamente consensual, encontradas as soluções para os problemas e desafios do dia-a-dia que se colocam à Escola. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Complementaridade | por |
dc.title | Escola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidade | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 1741 | por |
oaire.citationEndPage | 1750 | por |
oaire.citationConferencePlace | Viseu, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do XIII Congresso SPCE - Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESCOLA E FAMÍIA EM FORMAÇÃO_AÇÃO-PEFF_A....pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |