Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53644

TítuloEscola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidade
Autor(es)Martins, Maria
Sarmento, Teresa
Ribeiro,Célia
Palavras-chaveEscola
Família
Comunidade
Complementaridade
Data2016
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitaçãoMartins, Maria; Sarmento, Teresa e Célia Ribeiro (2016). ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO – PEFF/A. UM PROJETO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE A ESCO¬LA E A COMUNIDADE,, XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp.1741-1750. ISBN 978-989-96261-6-4
Resumo(s)Resumo A educação para e na cidadania é, no nosso entender, a finalidade principal da Escola, a qual tem que estar necessariamente articulada com a função para que primeiro foi criada, ou seja, a instrução. Nesta hercúlea tarefa, e perante a crescente complexidade das sociedades atuais, com influência direta na sua vida e dinâmicas internas, a Escola vê-se a braços com a necessidade de promover o envolvimento de toda a sua comunidade escolar, no sentido do compromisso para a construção e desenvolvimento de estratégias mais adequadas e mais participativas. Criar pontes, promovendo a construção de uma comunidade que intervém e reflete em conjunto, é o propósito do projeto “ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO”, criado em 2010 no AE Infante D. Henrique, Viseu, em parceria com três instituições de ensino superior. Com o objetivo de conhecer as perceções dos intervenientes no referido projeto sobre o seu impacto no diluir de fronteiras e na construção de uma comunidade coaprendente, foi aplicado um questionário a 105 docentes, pais, assistentes operacionais e outros membros da comunidade escolar. Foram ainda aplicadas duas entrevistas (um docente e um assistente operacional). Os resultados obtidos evidenciaram um significativo envolvimento de todos os inquiridos no referido projeto e permitem-nos concluir sobre a importância do estabelecimento de parcerias, assentes no (re)conhecimento mútuo, no respeito pelas finalidades, expetativas e formas diversas de intervenção de cada um e na partilha de responsabilidades. Neste quadro de complementaridade serão esbatidas fronteiras e, de forma integrada mas não necessariamente consensual, encontradas as soluções para os problemas e desafios do dia-a-dia que se colocam à Escola.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53644
ISBN978-989-96261-6-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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