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https://hdl.handle.net/1822/53910
Título: | Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adulta |
Outro(s) título(s): | Theory of mind throughout the regulatory development: from school age to adulthood |
Autor(es): | Martins, C. Barreto, Ana Luísa Castiajo, Paula Maria Santos |
Palavras-chave: | Theory of mind School age Adolescence Adulthood Assessment Teoria da mente Idade escolar Adolescência Idade adulta Avaliação |
Data: | Dez-2013 |
Editora: | Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Revista: | Análise Psicológica |
Resumo(s): | A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação. Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53910 |
DOI: | 10.14417/ap.590 |
ISSN: | 0870-8231 |
e-ISSN: | 1646-6020 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Martins, Barreto, & Castiajo (2014).pdf Acesso restrito! | 243,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |