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https://hdl.handle.net/1822/55523
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Borges, Germano José Conceição Pinto | por |
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T13:04:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T13:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Borges, Germano & Torres, Leonor L. (2018). O acesso ao ensino superior público de estudantes distinguidos no ensino secundário: (des)continuidades de percursos. In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.). A Escola: Dinâmicas e Atores. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 202-212. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-31-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55523 | - |
dc.description | Investigadores integrados no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd). | por |
dc.description.abstract | O acesso ao ensino superior pode revelar-se uma etapa disruptiva para estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário face a percursos marcados pela linearidade institucional da excelência académica. A presente comunicação tem como objetivo identificar as eventuais (des)continuidades no acesso ao ensino superior por parte de estudantes que frequentaram cursos científico-humanísticos em 3 escolas públicas portuguesas e que de modo sucessivo ao longo do trajeto escolar no ensino secundário (10.º; 11.º e 12.º) foram premiados com o diploma de mérito ou referenciados no quadro de excelência em razão de uma classificação média interna de frequência igual ou superior a 18 valores. Esta pesquisa inscreve-se no âmbito de projeto de doutoramento e fará uso de uma parcela (n=340) da amostra que suporta a investigação. Os resultados derivam da consulta efetuada aos registos biográficos do universo de estudantes laureados em cada umas das escolas nos anos letivos de 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014, bem como da análise diacrónica às listas de ingresso. Os resultados evidenciam descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior com 32,9% dos estudantes distinguidos a não serem colocados na 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase do concurso nacional. Está-se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro” pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano seguinte. Com efeito, 51,8% ingressa no tempo institucional definido como de sucesso, mas fora do raio do par curso/estabelecimento pretendido. Enquadram-se neste perfil os candidatos aos cursos da área de tecnologias. Por seu turno, 48,2%, a maioria candidatos ao curso de Medicina, assume a interrupção da linearidade da trajetória escolar com vista à continuidade das suas escolhas preferenciais. O estudo torna evidente que aproximadamente 70% dos que procederam a nova candidatura frequentam atualmente o curso e a instituição correspondente à 1.ª opção. | por |
dc.description.sponsorship | Trabalho financiado por Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu através do POCH Programa Operacional Capital Humano, no âmbito do projeto de doutoramento em curso: “Da excelência no ensino secundário à (ir)regularidade académica no ensino superior: (Des)continuidades de percursos de alunos distinguidos na escola pública portuguesa” (SFRH/BD/102429/2014). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Distinção | por |
dc.subject | Acesso ao ensino superior | por |
dc.title | O acesso ao ensino superior público de estudantes distinguidos no ensino secundário: (des)continuidades de percursos | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxiv-coloquio-2017/atas-2017/ | por |
oaire.citationConferenceDate | 02 - 04 fev. 2017 | por |
sdum.event.title | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal - A Escola: Dinâmicas e Atores | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 202 | por |
oaire.citationEndPage | 212 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | A Escola: Dinâmicas e Atores. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Borges. G. & Torres, L. L. (2018).pdf | 11,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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