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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.date.accessioned2018-08-29T12:34:58Z-
dc.date.available2018-08-29T12:34:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMartins, I., Carvalho, G.S. & Nunes, C.L. (2018). Competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem (Resumo). In: SPS-SPP & SpeCAn (Org.) Proceedings of the 2nd International Conference on Childhood and Adolescence. Lisboa: Eventqualia, Lda, p.343-344.por
dc.identifier.isbn978-989-54102-0-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55667-
dc.description.abstractDe acordo com Iliadou et al. (2009), crianças com Perturbação da Aprendizagem apresentam uma prevalência de cerca de 30% a 50% de apresentarem alterações no PA (Oliveira, Cardoso, & Capellini, 2011). Apesar da literatura defender a existência de uma relação entre alguns processos cognitivo-linguísticos e o Processamento Auditivo (PA ), cujo desenvolvimento ocorre em simultâneo, e do seu impacto na aprendizagem, a sua relação não é clara (Prando, Pawloski, Fachel, Misorelli, & Fonseca, 2010). Desta forma, surge a necessidade de colmatar essa lacuna através da realização de um estudo quantitativo estatístico e inferencial. O estudo pretende avaliar as competências auditivas e cognitivo-linguíaticas e verificar o seu impacto e relação com a aprendizagem, através dos seguintes objetivos: 1) traduzir e validar de um questionário auditivo; 2) avaliar as respostas auditivas; 3) adaptar e validar um protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísti s; 4) avaliar os processos cognitivo-linguísticos; 5) comparar as competências auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; 6) identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas. A amostra será constituída por 150 crianças (30 por ano escolar - 1º ao 5º ano). Todas as crianças serão sujeitas à avaliação cognitivo-linguística, para validação do instrumento, mas apenas 10, por ano escolar, serão sujeitas à avaliação do Processamento Auditivo (PA), para comparação com o desenvolvimento cognitivo-linguístico. Na avaliação do PA serão utilizados: protocolo de rastreio auditivo (Nunes, 2015) e protocolo de análise informal de competências auditivas (Nunes, & Capellini, 2017 – lançamento em 2018). Os pais/professores das 150 crianças terão que preencher um questionário auditivo (O’Hara, 2015). Dada a importância das competências auditivas na aprendizagem, torna-se pertinente incluir a avaliação do PA em crianças de idade escolar e verificar a sua relação com as dificuldades de aprendizagem. A análise dos dados dessa avaliação contribuirá para a realização de diagnósticos mais precisos e para a delineação de estratégias de intervenção, contribuindo para a redução do impacto dessas dificuldades na aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.titleCompetências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagempor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionfile:///C:/Users/Gra%C3%A7a%20Carvalho/Downloads/ATA_ICCA_2018%20(2).pdfpor
oaire.citationStartPage343por
oaire.citationEndPage344por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationProceedings of the 2nd International Conference on Childhood and Adolescence.por
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