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https://hdl.handle.net/1822/55667
Título: | Competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem |
Autor(es): | Martins, Inês Carvalho, Graça Simões de Nunes, Cristiane Lima |
Palavras-chave: | Processamento auditivo Dificuldades de aprendizagem |
Data: | 2018 |
Citação: | Martins, I., Carvalho, G.S. & Nunes, C.L. (2018). Competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem (Resumo). In: SPS-SPP & SpeCAn (Org.) Proceedings of the 2nd International Conference on Childhood and Adolescence. Lisboa: Eventqualia, Lda, p.343-344. |
Resumo(s): | De acordo com Iliadou et al. (2009), crianças com Perturbação da Aprendizagem apresentam uma prevalência de cerca de 30% a 50% de apresentarem alterações no PA (Oliveira, Cardoso, & Capellini, 2011). Apesar da literatura defender a existência de uma relação entre alguns processos cognitivo-linguísticos e o Processamento Auditivo (PA ), cujo desenvolvimento ocorre em simultâneo, e do seu impacto na aprendizagem, a sua relação não é clara (Prando, Pawloski, Fachel, Misorelli, & Fonseca, 2010). Desta forma, surge a necessidade de colmatar essa lacuna através da realização de um estudo quantitativo estatístico e inferencial. O estudo pretende avaliar as competências auditivas e cognitivo-linguíaticas e verificar o seu impacto e relação com a aprendizagem, através dos seguintes objetivos: 1) traduzir e validar de um questionário auditivo; 2) avaliar as respostas auditivas; 3) adaptar e validar um protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísti s; 4) avaliar os processos cognitivo-linguísticos; 5) comparar as competências auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; 6) identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas. A amostra será constituída por 150 crianças (30 por ano escolar - 1º ao 5º ano). Todas as crianças serão sujeitas à avaliação cognitivo-linguística, para validação do instrumento, mas apenas 10, por ano escolar, serão sujeitas à avaliação do Processamento Auditivo (PA), para comparação com o desenvolvimento cognitivo-linguístico. Na avaliação do PA serão utilizados: protocolo de rastreio auditivo (Nunes, 2015) e protocolo de análise informal de competências auditivas (Nunes, & Capellini, 2017 – lançamento em 2018). Os pais/professores das 150 crianças terão que preencher um questionário auditivo (O’Hara, 2015). Dada a importância das competências auditivas na aprendizagem, torna-se pertinente incluir a avaliação do PA em crianças de idade escolar e verificar a sua relação com as dificuldades de aprendizagem. A análise dos dados dessa avaliação contribuirá para a realização de diagnósticos mais precisos e para a delineação de estratégias de intervenção, contribuindo para a redução do impacto dessas dificuldades na aprendizagem. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55667 |
ISBN: | 978-989-54102-0-2 |
Versão da editora: | file:///C:/Users/Gra%C3%A7a%20Carvalho/Downloads/ATA_ICCA_2018%20(2).pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ICCA-CompAuditivas.pdf | 7,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |