Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55678

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vivianepor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.contributor.authorSouza, Ranniérypor
dc.date.accessioned2018-08-30T08:30:20Z-
dc.date.available2018-08-30T08:30:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, V., Gomes, M., & Souza, R. (2017). Desenho Universal para Aprendizagem, Acessibilidade Web, Usabilidade no e-Learning e Usabilidade Pedagógica. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(13), 284-288. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2957por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55678-
dc.description.abstractEste artigo analisou os conceitos - "Desenho Universal para Aprendizagem"; "Acessibilidade na web"; "Usabilidade no e-Learning"; e "Usabilidade Pedagógica" - com o objetivo de identificar a articulação destes conceitos no contexto do Ensino a Distância notadamente no e-learning destinadas ao aperfeiçoamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para lograr este intento utilizou-se a metodologia de revisão sistemática da literatura fudamentada em Tranfield, et. al (2002). A pesquisa usou como lócus as bases científicas: Scopus, Web of Science e Google Scholar, no intervalo de 2012 a 2017. Nes pesquisas identificaram-se inicialmente 96 artigos em que foram selecionados, após uma análise preliminar, 14 artigos cujo conteúdo consitutiu o corpus de suporte a este texto. Para futuros estudos sugere-se alargar o escopo da pesquisa.por
dc.description.abstractThis article analyzed the concepts - "Universal Design for Learning"; "Web accessibility"; "Usability in e-learning"; and "Pedagogical Usability" - with the objective of identifying the articulation of these concepts in the context of Distance Learning (EaD), especially in elearning aimed at improving Virtual Learning Environments. In order to achieve this, the methodology of systematic review of the literature based on Tranfield, et. al (2002). The research used as a locus the scientific bases: Scopus, Web of Science and Google Scholar, in the interval of 2012 to 2017. In the researches, 96 articles were initially identified in which, after a preliminary analysis, 14 articles were selected whose content constituted the corpus support this text. For future studies it is suggested to widen the scope of the research.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectDesign universalpor
dc.subjectAcessibilidade na webpor
dc.subjectUsabilidade pedagógicapor
dc.titleDesenho universal para aprendizagem, acessibilidade web, usabilidade no e-learning e usabilidade pedagógicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate06 - 07 set. 2017por
sdum.event.titleXIV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIApor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceUniversidade do Minho - Braga - Portugalpor
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.13.2957por
dc.identifier.eisbn2386-7418por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationACTAS DEL XIV CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍApor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VS_MJG_RS_Galaico_2017_Desenho-universal.pdf822,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID