Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55926

TítuloDesenvolvimento de um kit didático de energia eólica
Autor(es)Dias, Pedro Miguel Neiva
Orientador(es)Teixeira, Vasco M. P.
Carneiro, Joaquim A. O.
Data2018
Resumo(s)Com as crescentes notícias que têm vindo a público sobre a diminuição da camada de ozono e do aquecimento global, foi despoletada uma preocupação geral não só nos cidadãos, mas sobretudo nos governos dos mais diversos países do mundo. Neste contexto, têm vindo a ser tomadas diversas medidas pelas estruturas de governo mundiais de modo a combater e/ou mitigar esta problema e, na União Europeia, foram realizadas várias cimeiras visando debater e estabelecer as estratégias e medidas mais eficazes para que num futuro próximo possamos viver num ambiente mais sustentável. Deste modo, vivemos numa época em que é crescente a preocupação em se tenta reduzir o consumo de combustíveis fósseis e aumentar substancialmente o consumo de energia a partir de fontes limpas e com recursos inesgotáveis. Portugal, devido aos seus escassos recursos no âmbito das fontes fósseis viu-se obrigado a suprir as suas necessidades energéticas através da utilização das energias renováveis, o que permitiu que sejamos um dos países que ocupam os lugares cimeiros nos rankings europeus no que concerne às energias renováveis. Atualmente, a energia eólica representa cerca de 23% da energia elétrica total produzida em Portugal, e prevê-se que a sua quota de participação cresça ainda mais, o que comprova a aposta crescente neste tipo de energia cujos recursos são infindáveis. Assim sendo, e existindo cada vez mais um aumento do desinteresse dos estudantes do ensino secundário pelas áreas ou carreiras científicas, é absolutamente necessário desenvolver estratégias com o intuito de se captar a atenção das gerações futuras e mostrar o potencial deste tipo de energias criando-se assim o interesse nestas áreas do conhecimento, e estando-se simultaneamente a dar um contributo positivo para um futuro sustentável com cada vez mais profissionais adstritos a esta área. Neste trabalho de mestrado foi desenvolvido um kit didático de energia eólica que tem por objetivo contribuir para que os estudantes obtenham conhecimentos em diversas áreas (desde a energia à eletrónica), sem no entanto descurar a parte lúdica que irá contribuir para captar mais eficientemente a atenção dos alunos. Este kit será dirigido numa primeira fase às escolas secundárias e mais tarde, o alvo passará também pela sua utilização nas escolas profissionais e até nas universidades, pelo que as experiências que estarão incluídas no kit serão adaptadas e pensadas para cada tipo de idade e tipo de grau de ensino. No decorrer desta dissertação, perceber-se-á que o objetivo final passa pela criação de uma empresa com o estatuto de spin-off da universidade do Minho, sendo que o desenvolvimento deste projeto tenha já mostrado todo o potencial de negócio da ideia através dos prémios alcançados em diferentes competições nacionais e internacionais.
With the growing news that the ozone layer and global warming are declining, a general concern has arisen not only among the citizens, but above all in the governments of the most diverse countries in the world. In this context, various measures have been taken by global governance structures to combat and / or mitigate this problem, and in the European Union a number of summits have been held to discuss and establish the most effective strategies and measures to ensure that in the near future we can live in a more sustainable environment. So, we are living in a time of growing concern about reducing fossil fuel consumption and substantially increasing the consumption of energy from clean sources with inexhaustible resources. Portugal, because of its scarce resources in the field of fossil fuels, has been obliged to supply its energy needs through the use of renewable energies, which has allowed us to be one of the top countries in the European rankings for energy renewable energy sources. Currently, wind energy accounts for about 23% of the total electricity produced in Portugal, and its share of participation is expected to grow even more, which is evidence of the growing commitment to this type of energy whose resources are endless. Thus, with increasing lack of interest in secondary education by scientific areas or careers, it is absolutely necessary to develop strategies to capture the attention of future generations and to show the potential of this type of energy by creating so the interest in these areas of knowledge, while simultaneously making a positive contribution to a sustainable future with more professionals working in this area. In this master's work a wind energy didactic kit was developed to help students obtain knowledge in various areas (from energy to electronics), without neglecting the playful part that will help to capture the attention more efficiently from the students. This kit will be directed in the first stage to secondary schools and later the target will also be used in professional schools and even universities, so the experiences that will be included in the kit will be adapted and designed for each type of age and type of degree of education. In the course of this dissertation, it will be noticed that the final objective is to create a company with the spin-off status of the University of Minho, and the development of this project has already shown the full business potential of the idea through prizes achieved in different national and international competitions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente (área de especialização em Energia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55926
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Miguel Neiva Dias.pdf4,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID