Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56563

TítuloMemórias dos anos de formação de uma professora portuense na década de 1920
Outro(s) título(s)Memories of the formative years of a Porto teacher in the 1920s
Autor(es)Afonso, José António
Palavras-chaveProfessor
Discípula
Memória
Formação
Sociabilidade
DataDez-2017
CitaçãoAfonso, J. A. (2017). Memórias dos anos de formação de uma professora portuense na década de 1920. In L. G. Correia, R. Leão, & S. Poças (Org.), O tempo dos professores (pp. 23-43). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Resumo(s)Júlia do Sacramento Ferreira da Cunha, jovem portuense, nascida em 1901, ingressa, nos anos 1920, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, licenciando-se em Filologia Românica, com a apresentação, em 1923, da dissertação Relações de Filinto Elísio com as duas irmãs, reclusas de Chelas. A partir do ano letivo 1930-31, inicia a sua carreira profissional, na cidade do Porto, como professora provisória na Escola Comercial Mouzinho da Silveira e no Liceu Nacional Carolina Michaelis; em 1934-35 é professora agregada nas Escolas Comerciais Mouzinho da Silveira e Oliveira Martins, onde em 1945-46, passa a professora efetiva até ao ano de 1947-48. De 1948-49 até 1970-71, leciona na Escola Comercial de Filipa de Vilhena, jubilando-se em Março de 1971. Júlia Cunha também é autora de manuais escolares para o Ensino Técnico de Francês, conjuntamente com Margarida Duarte Costa, e de Português, em parceria com Helena Lousada e Pedro Homem de Mello. Faleceu em 1985. Esta é provavelmente uma trajetória bastante estimulante, mas interessa-nos contextualizar o período de formação de Júlia Cunha destacando, por um lado, a singular afinidade estabelecida com um dos seus professores, Teófilo Braga, e, por outro lado, como, com extrema empatia, imerge nas redes de sociabilidade do seu “único Mestre espiritual”, contribuindo assim na edificação de uma memória pública – como seja a constante participação nas homenagens prestadas em vida e após o falecimento de Teófilo Braga – e, em simultâneo, construiu um espaço privado de memória, onde com descrição cultivou o mistério da intimidade dos destinos entrelaçados, reiterando a dignificação de quem “dirigiu intelectualmente o seu espírito no caminho das letras”.
Júlia do Sacramento Ferreira da Cunha, young Porto, born in 1901, she joined the Faculty of Letters of the University of Lisbon in the 1920s, graduating in Romance Philology, with the presentation, in 1923, of the dissertation Relações de Filinto Elísio com as duas irmãs, reclusas de Chelas. From the academic year 1930-31, he began his professional career, in the city of Porto, as a provisional teacher in the Mouzinho da Silveira Commercial School and in the Carolina Michaelis National High School; in 1934-35 she is an associate professor at the Mouzinho da Silveira and Oliveira Martins Commercial Schools, where in 1945-46, she became an effective teacher until the year 1947-48. From 1948-49 to 1970-71, he taught at the Commercial School of Filipa de Vilhena, retiring in March 1971. Júlia Cunha is also the author of school textbooks for the Technical Teaching of French, together with Margarida Duarte Costa, and Portuguese, in partnership with Helena Lousada and Pedro Homem de Mello. He died in 1985. This is probably a very stimulating trajectory, but it is important to contextualize the period of formation of Júlia Cunha highlighting, on the one hand, the singular affinity established with one of its teachers, Teófilo Braga, and, on the other hand, how, with extreme empathy, she immerses himself in the networks of sociability of his "only spiritual Master", thus contributing to the building of a public memory – such as the constant participation in the tributes offered in life and after the death of Teófilo Braga – and, at the same time, constructed a private space of memory, where with description he cultivated the mystery of the intimacy of interlaced destinies, reiterating the dignity of those who "intellectually directed their spirit in the path of letters".
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56563
ISBN978-989-8471-26-0
Versão da editorahttps://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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