Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56975

TítuloDigital games and mathematic education: an integrative review
Outro(s) título(s)Jogos digitais e aprendizagem de matemática: uma revisão integrativa
Autor(es)Ferreira, Filipe André Sousa
Orientador(es)Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Palavras-chaveDigital-games
Teaching
Learning
Engagement
Mathematic
Performance
Achievement
Jogos digitais
Aprendizagem
Atitudes
Ensinamento
Matemática
Envolvimento
Desempenho
Data2018
Resumo(s)Digital Games have been gaining new relevance in the research community, and in the recent years more and more studies have been conducted regarding their implementations on education. The present integrative review aims at providing an overview of how these implementations have been improving students’ performance and motivations towards mathematics. Also it will be focused on understanding the perspectives of teachers towards the implementations of this new method. It was possible to understand that in the generality the use of digital games helped improving students’ attitudes towards mathematics and their performance in it, however there were some different factors that influenced positively and negatively the impact of these games. It was also possible to note that teachers have a good perspective about the introduction of digital games; however they discouraged the use of this games by themselves without traditional methods.
Os jogos digitais têm ganho uma nova relevância na comunidade científica e recentemente, investigadores têm realizado estudos para testar a sua implementação na área da educação. A presente revisão integrativa tem como objetivo providenciar uma visão sob como é que estas implementações têm influenciado o desempenho e atitudes dos alunos em relação à matemática. Terá ainda como segundo objetivo, perceber o ponto de vista dos professores em relação à introdução deste método nas salas de aula. Foi possível perceber que de um modo geral, o uso de jogos digitais ajudou nas atitudes relativamente à aprendizagem da matemática o que levou a uma melhoria do desempenho dos alunos. Foi ainda possível perceber que existem diversos factores relativamente à implementação e desenho dos jogos que podem levar a ganhos posítivos ou negativos tanto a nível da performance como também das atitudes. No que diz respeito aos professores, foi possível perceber que estes vêm os jogos digitais como positivos para a educação, no entanto sentem que estes devem ser usados como ajudas para o método de ensino tradicional.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56975
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master+Thesis_16.10.2018_Filipe+Ferreira.pdf
Acesso restrito!
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