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https://hdl.handle.net/1822/56975
Título: | Digital games and mathematic education: an integrative review |
Outro(s) título(s): | Jogos digitais e aprendizagem de matemática: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Ferreira, Filipe André Sousa |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Magalhães, Paula |
Palavras-chave: | Digital-games Teaching Learning Engagement Mathematic Performance Achievement Jogos digitais Aprendizagem Atitudes Ensinamento Matemática Envolvimento Desempenho |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Digital Games have been gaining new relevance in the research community, and in the recent years more and more studies have been conducted regarding their implementations on education. The present integrative review aims at providing an overview of how these implementations have been improving students’ performance and motivations towards mathematics. Also it will be focused on understanding the perspectives of teachers towards the implementations of this new method. It was possible to understand that in the generality the use of digital games helped improving students’ attitudes towards mathematics and their performance in it, however there were some different factors that influenced positively and negatively the impact of these games. It was also possible to note that teachers have a good perspective about the introduction of digital games; however they discouraged the use of this games by themselves without traditional methods. Os jogos digitais têm ganho uma nova relevância na comunidade científica e recentemente, investigadores têm realizado estudos para testar a sua implementação na área da educação. A presente revisão integrativa tem como objetivo providenciar uma visão sob como é que estas implementações têm influenciado o desempenho e atitudes dos alunos em relação à matemática. Terá ainda como segundo objetivo, perceber o ponto de vista dos professores em relação à introdução deste método nas salas de aula. Foi possível perceber que de um modo geral, o uso de jogos digitais ajudou nas atitudes relativamente à aprendizagem da matemática o que levou a uma melhoria do desempenho dos alunos. Foi ainda possível perceber que existem diversos factores relativamente à implementação e desenho dos jogos que podem levar a ganhos posítivos ou negativos tanto a nível da performance como também das atitudes. No que diz respeito aos professores, foi possível perceber que estes vêm os jogos digitais como positivos para a educação, no entanto sentem que estes devem ser usados como ajudas para o método de ensino tradicional. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56975 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Master+Thesis_16.10.2018_Filipe+Ferreira.pdf Acesso restrito! | 321,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |