Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57095

TítuloFormação contínua de professores de ciências, em Portugal: desafios e formas de os superar
Autor(es)Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Morgado, Sofia
Palavras-chaveFormação contínua
Professores de ciências
Portugal
Data2018
CitaçãoLeite, L., Dourado, L., & Morgado, S. (2018). Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: Desafios e formas de os superar. In A. F. Cachapuz, A. Shigunov Neto, & I. Fortunato (Org.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: O que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 235-256). São Paulo: Edições Hipótese.
Resumo(s)Nos últimos anos, o conhecimento tem evoluído a um ritmo alucinante, pelo que as aprendizagens realizadas por qualquer profissional durante a sua formação inicial ficam rapidamente desatualizadas. Por isso, a formação inicial precisa, cada vez mais, de ser encarada como o início de um percurso formativo que deve ser contínuo e, por isso, ocorrer ao longo de toda a vida profissional. No entanto, esse percurso necessita de se adequar, permanentemente, a novas realidades sociais e culturais que, também elas, são objeto de evoluções constantes, de um modo especial nas sociedades científica e tecnologicamente avançadas. A profissão docente não é alheia a estas realidades, pelo que, por muito boa que seja a formação inicial facultada aos futuros docentes, é necessário que haja condições para uma formação contínua de professores que lhes faculte ferramentas, de natureza diversa, exigidas para responderem, de modo eficaz, aos desafios das novas realidades com que se vão deparando ao longo da sua carreira.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57095
ISBN978-85-60127-00-9
Versão da editorahttps://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paginas de FormProfCiencias.Hipotese - LL et al.pdf739,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID