Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57796

TítuloA utilização da plataforma Cyber Fisk para o aprendizado da língua inglesa por adolescentes de uma unidade da escola Fisk na cidade de Fortaleza
Outro(s) título(s)Using the CyberFisk platform to learn English by teenagers from a Fisk school unit in the city of Fortaleza
Autor(es)Moura, Simone Santos
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chavePlataformas digitais para ensino de línguas
Aprendizagem da língua inglesa
Ensino de língua inglesa
TIC
Aprendizagem de línguas
Digital platforms for language learning
English language learning
English language teaching
Language learning
Data2018
Resumo(s)Este trabalho visa apresentar e discutir a plataforma digital Cyber Fisk, utilizada pela Escola Fisk de Idiomas, para o aprendizado e aperfeiçoamento da língua inglesa. Para o efeito, estudamos, para além da plataforma, os usos que dela fazem um conjunto de adolescentes de uma unidade Fisk na cidade de Fortaleza. A ferramenta é utilizada para o aprendizado do Inglês, através de atividades que têm como objetivo contribuir para um melhor aprendizado e fixação do conteúdo presente nos materiais didáticos (livros) da rede de ensino. Em um mundo onde as tecnologias interferem em nosso modo de viver, se relacionar, e produzir, os processos educativos também sofrem mudanças na medida em que os modelos de escola e de aprendizagem se transformam. Escolas tradicionais de ensino como, por exemplo, a Escola Fisk Idiomas, fundada há mais de 60 anos, tiveram que acompanhar essa evolução para inserir-se neste novo contexto e oferecer ferramentas mais dinâmicas. Para orientar o trabalho formulamos a seguinte questão de inves tigação: Como a plataforma Cyber Fisk é utilizada por alunos adolescentes da unidade de ensino Fisk Seis Bocas na cidade de Fortaleza para o aprendizado da língua inglesa? Para lhe dar resposta, constituímos um estudo de caso com participantes de duas turmas da escola em foco (sendo 11 alunas e 05 alunos) que se prolongou por dois meses. Para a recolha de dados utilizamos a análise documental para a análise da plataforma, observação para as aulas e inquérito por questionário aos alunos (as) e entrevist a ao professor titular das turmas de adolescentes. Como resultado constatou-se que a plataforma Cyber Fisk é pertinente e auxilia no processo de aprendizado da língua inglesa. Porém, necessita de ajustes para que seja melhor percebida e utilizada com mais frequência pelo seu público alvo.
This work aims at introducing and discussing the CyberFisk digital platform used by the Fisk Language School for the learning and improvement of the English language. For this purpose, besides the platform, we studied how a group of teenage students from a Fisk unit of Fortaleza, use the platform. The tool is used to learn English through activities that intend to contribute to a better learning and fixation of the contents present in the analogical educational materials (didactical books) this teaching network provides. In a world where technologies interfere with our lifestyle, the way we socialize and produce, educational processes also suffer alterations as school and learning models change. Schools and traditional teaching institutions such as the Fisk Language School, founded more than 60 years ago, had to follow this evolution just to adapt to this new context, and to offer its students new solutions and more dynamic tools. Seeking to organize this work, we formulated the following research question: how is the CyberFisk platform applied by the Fortaleza Seis Bocas Fisk Unit teenage students for the learning of the English language? In order to find an answer, we developed a case study with participants from two groups from the target school, with 11 female and 05 male students for two months. For data collection purposes, we used a documentary analysis for platform assessment and class observation , as well as a questionnaire for the students and an interview with the teenage group professor. As a result, we corroborated that the CyberFisk platform is relevant and helps in the English language learning process. However, it requires some adjustments, seeking to improve its perception and frequency use by its target public.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57796
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Simone Santos Moura.pdf4,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID