Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57928

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDionísio, Maria de Lourdespor
dc.contributor.advisorPazos-Justo, Carlospor
dc.contributor.authorMonteiro, Sofia Marlene Queiróspor
dc.date.accessioned2019-01-08T15:49:26Z-
dc.date.available2019-01-08T15:49:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57928-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório subordinado ao tema “Capital lexical: estratégias para o seu desenvolvimento” pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, no âmbito das disciplinas de Português (9.º ano) e Espanhol (10.ºano). Inicia-se com uma discussão dos fundamentos teóricos que sustentam este estudo, nomeadamente sobre o papel do capital lexical no sucesso escolar dos alunos, assim como sobre a relevância do uso de estratégias na aquisição e consolidação de palavras novas. Trata-se de um estudo com características de investigação-ação e, nesse âmbito, foram planificadas aulas, para a implementação de diferentes estratégias de aquisição de vocabulário, sobretudo, a inferência pelo contexto e o conhecimento da forma das palavras. A intervenção partiu de um diagnóstico feito com diferentes instrumentos, agentes e dados. O questionário de diagnóstico, aplicado no início do ano letivo, ajudou a conhecer melhor os alunos e a diagnosticar as suas necessidades e capacidades quanto à sua competência lexical. Durante a intervenção foram aplicadas atividades promotoras do capital lexical dos alunos, através de estratégias de aprendizagem de vocabulário. Foram preenchidas pelos alunos fichas de autoavaliação para que refletissem sobre a aprendizagem do vocabulário. Na fase de avaliação foi aplicado um exercício de verificação de aprendizagens e um questionário para perceber se as palavras estudadas tinham ficado sabidas e para comprovar se as estratégias utilizadas tinham sido eficazes. Entre as principais conclusões, destaca-se a relevância do ensino de palavras novas, bem como de estratégias na aquisição de vocabulário, sendo enfatizada a necessidade de proporcionar vários encontros com uma mesma palavra para que a sua aprendizagem seja real. É possível afirmar que, quer as estratégias consideradas mais mecânicas, quer as de processamento mais profundo são escolhidas pelos alunos na aquisição e consolidação de palavras.por
dc.description.abstractThis report on “Lexical capital: strategies for its development” aims at describing a project on supervised pedagogical intervention, under the scope of the Portuguese (9th grade) and Spanish (10th grade) subjects. It starts with the discussion of the theoretical foundations that support this research, namely on the role of the lexical capital in the students ‘school success. It also discusses the relevance of using strategies in the acquisition and consolidation of new words. Following the methodology of action-research, lessons were planned to implement different strategies for the achievement of vocabulary, emphasizing the morphological knowledge of words and context inference. The approach was based on an investigation that used different tools, agents and data. The survey implemented at the beginning of the school year contributed to a better understanding of the students and to identify their necessities and capacities concerning their lexical competencies. During the experiment, activities were implemented to promote the students’ lexical capital, through vocabulary learning strategies. Students filled self-evaluation questionnaires in order to reflect on their vocabulary learning. In the assessment stage it was implemented an exercise to verify the learning outcomes and a questionnaire to evaluate if the students had apprehended the new words and to confirm the efficacy of the implemented strategies. Among the main conclusions, it is to highlight the importance of the teaching of new words, as well as the relevance of strategies to promote vocabulary acquisition. Another conclusion is that it is crucial in the effective learning of new words that students have several experiences with the same word. The results also suggest that both the more mechanical strategies and those of deeper processing are the ones preferred by the students during the acquisition and consolidation of words.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCapital lexicalpor
dc.subjectVocabuláriopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectLexical capitalpor
dc.subjectVocabularypor
dc.subjectStrategiespor
dc.titleCapital lexical: estratégias para o seu desenvolvimentopor
dc.title.alternativeLexical capital: strategies for its developmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202128865por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Marlene Queirós Monteiro.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID