Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57928

TítuloCapital lexical: estratégias para o seu desenvolvimento
Outro(s) título(s)Lexical capital: strategies for its development
Autor(es)Monteiro, Sofia Marlene Queirós
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Pazos-Justo, Carlos
Palavras-chaveCapital lexical
Vocabulário
Estratégias
Lexical capital
Vocabulary
Strategies
Data2018
Resumo(s)O presente relatório subordinado ao tema “Capital lexical: estratégias para o seu desenvolvimento” pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, no âmbito das disciplinas de Português (9.º ano) e Espanhol (10.ºano). Inicia-se com uma discussão dos fundamentos teóricos que sustentam este estudo, nomeadamente sobre o papel do capital lexical no sucesso escolar dos alunos, assim como sobre a relevância do uso de estratégias na aquisição e consolidação de palavras novas. Trata-se de um estudo com características de investigação-ação e, nesse âmbito, foram planificadas aulas, para a implementação de diferentes estratégias de aquisição de vocabulário, sobretudo, a inferência pelo contexto e o conhecimento da forma das palavras. A intervenção partiu de um diagnóstico feito com diferentes instrumentos, agentes e dados. O questionário de diagnóstico, aplicado no início do ano letivo, ajudou a conhecer melhor os alunos e a diagnosticar as suas necessidades e capacidades quanto à sua competência lexical. Durante a intervenção foram aplicadas atividades promotoras do capital lexical dos alunos, através de estratégias de aprendizagem de vocabulário. Foram preenchidas pelos alunos fichas de autoavaliação para que refletissem sobre a aprendizagem do vocabulário. Na fase de avaliação foi aplicado um exercício de verificação de aprendizagens e um questionário para perceber se as palavras estudadas tinham ficado sabidas e para comprovar se as estratégias utilizadas tinham sido eficazes. Entre as principais conclusões, destaca-se a relevância do ensino de palavras novas, bem como de estratégias na aquisição de vocabulário, sendo enfatizada a necessidade de proporcionar vários encontros com uma mesma palavra para que a sua aprendizagem seja real. É possível afirmar que, quer as estratégias consideradas mais mecânicas, quer as de processamento mais profundo são escolhidas pelos alunos na aquisição e consolidação de palavras.
This report on “Lexical capital: strategies for its development” aims at describing a project on supervised pedagogical intervention, under the scope of the Portuguese (9th grade) and Spanish (10th grade) subjects. It starts with the discussion of the theoretical foundations that support this research, namely on the role of the lexical capital in the students ‘school success. It also discusses the relevance of using strategies in the acquisition and consolidation of new words. Following the methodology of action-research, lessons were planned to implement different strategies for the achievement of vocabulary, emphasizing the morphological knowledge of words and context inference. The approach was based on an investigation that used different tools, agents and data. The survey implemented at the beginning of the school year contributed to a better understanding of the students and to identify their necessities and capacities concerning their lexical competencies. During the experiment, activities were implemented to promote the students’ lexical capital, through vocabulary learning strategies. Students filled self-evaluation questionnaires in order to reflect on their vocabulary learning. In the assessment stage it was implemented an exercise to verify the learning outcomes and a questionnaire to evaluate if the students had apprehended the new words and to confirm the efficacy of the implemented strategies. Among the main conclusions, it is to highlight the importance of the teaching of new words, as well as the relevance of strategies to promote vocabulary acquisition. Another conclusion is that it is crucial in the effective learning of new words that students have several experiences with the same word. The results also suggest that both the more mechanical strategies and those of deeper processing are the ones preferred by the students during the acquisition and consolidation of words.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57928
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Marlene Queirós Monteiro.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID