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dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2019-01-28T12:35:29Z-
dc.date.available2019-01-28T12:35:29Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationAnastácio, Z. (2018). Interesses, necessidades e conceções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidade. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58639-
dc.description.abstractPara diagnosticar interesses, necessidades e conceções sobre sexualidade de adolescentes a viverem em instituições de acolhimento realizou-se um estudo transversal de metodologia quantitativa. Um questionário foi efetuado e validado. Associaram-se variáveis independentes (sexo, idade, nível escolar, tempo em instituições) com as seguintes variáveis dependentes: fontes de informação sobre ES; perceções sobre o papel da ES no desenvolvimento de crianças e adolescentes; responsável por ES; tópicos de sexualidade sobre o qual os adolescentes gostariam de aprender mais. A amostra de conveniência, incluiu adolescentes 114 adolescentes com idades entre 11 e 21 anos (68 meninas; 46 meninos), tendo 60,5% mais de dois anos de institucionalização. Procedeu-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados recolhidos. Os resultados mostraram que os adolescentes querem aprender mais sobre amor, amizade e relacionamentos românticos; adolescência; diversidade, tolerância, orientação sexual e respeito, doenças sexualmente transmissíveis e infeções. Consideram como principal papel da ES ajudá-los a respeitar as diferentes orientações sexuais, a entender a expressão da sexualidade ao longo da vida, a promover a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. As suas principais fontes de informação são amigos, internet e familiares com idade próxima. Como responsáveis pela sua ES consideram médico, enfermeira e mãe.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectInteresses de Sexualidadepor
dc.subjectEducação Sexualpor
dc.titleInteresses, necessidades e concepções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidadepor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage52por
oaire.citationEndPage52por
dc.identifier.eisbn978-972-8952-50-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumospor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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