Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58648

TítuloA relação entre motion graphics e atenção visual em vídeo: um estudo de caso
Outro(s) título(s)The relation between motion graphics and visual attention in video: a case study
Autor(es)Pereira, João Paulo Dinis
Orientador(es)Portela, Pedro
Palavras-chaveMotion graphics
Motion design
Atenção visual
Atenção visual aberta
Atenção visual encoberta
Bottom-up
Top-down
Redes sociais
Visual attention
Covert visual attention
Overt visual attention
Social networks
Data2018
Resumo(s)Os novos média, nomeadamente as redes sociais, resultado do advento e evolução da web 2.0, são hoje um local de autopromoção e de disseminação de anúncios e conceitos publicitários. Nesta medida, servindo como ferramenta para quem cria e para quem se quer prevenir, é importante perceber a forma como o(a) espectador(a) direciona a sua atenção quando assiste a mensagens difundidas no formato vídeo e o impacto que os elementos de motion graphics podem ter nessa direção. Durante a realização do estágio na LK Comunicação, esta relação revelou-se como uma problemática constante, principalmente em termos práticos. Foram pedidas, inclusivamente, alterações a elementos de motion graphics por darem a sensação de estarem a desviar a atenção de outros elementos importantes para a narrativa do vídeo. Assim, neste relatório, tentou-se explorar esta relação e retirar algumas ilações a partir de um vídeo sobre tetos radiantes para a Giacomini Portugal. Os indícios levantados apontam no sentido de que os elementos de motion graphics estimulam a atenção visual dos espectadores, direcionando-a para si.
The new media, specifically the social networks – a result of the evolution of the Web 2.0 – are today a place for self-promotion and dissemination of ads and advertising concepts. Therefore, it’s important to understand how the viewer directs his/her attention when receiving messages spread in videos and the impact the motion graphics elements can have in that change of direction. This is significant to those who want to create content and to those who want to prevent themselves. During the internship in LK Comunicação, this relation between motion design and visual attention became a constant concern, mainly in practical terms. Some motion elements had to be changed, because they were distracting the attention of other important elements to the video’s narrative. So, in this report, we will try to explore this relation and take some conclusions from a video of radiant ceilings to Giacomini Portugal. The main reflections of this study point that motion graphics stimulate de visual attention of the spectators towards its elements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58648
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_PG32281_JoaoPereira.pdf
Acesso restrito!
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