Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60083

TítuloCurrículo e formação docente: questões em análise
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Maia, Ila Beatriz
Data2018
RevistaHermes
CitaçãoPacheco, J. A., & Maia, I. B. (2018). Currículo e formação docente: questões em análise. Jornal Hermes, 3.
Resumo(s)Neste artigo sobre Currículo e formação docente: questões em análise, partimos da teoria-ação curricular formacional (MACEDO, 2016), bem como da perspetiva de currículo como conversação complexa e deliberativa (PINAR, 2007; PINAR, 2017; HENDERSON, 2015), para argumentar que: i) a formação docente é uma das temáticas inerentes aos Estudos Curriculares (PACHECO, ROLDÃO, ESTRELA, 2018), apesar de uma multiplicidade de abordagens que lhe conferem ainda mais complexidade; ii) a globalização das políticas educacionais está a criar situações críticas no trabalho docente (LIBÂNEO, FREITAS, 2018; MORGADO, 2018; ZEICHNER, 2013); iii) a cultura de accountability (prestação de contas) está a induzir os docentes, pelo estudo da realidade portuguesa, a um processo de alinhamento curricular, em função de uma abordagem de competências, repensada globalmente pela OCDE (2018).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60083
Versão da editorahttps://jornalhermes.files.wordpress.com/2018/10/curriculo-e-formac3a7ao-docente-questc3b5es-em-anc3a1lise.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Curriculo e formacao docente_questoes em analise.pdf244,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID