Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61145

TítuloExpressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e o seu contributo no desenvolvimento de múltiplas Linguagens
Autor(es)Esteves, Bruna Loureiro
Pacheco, António
Palavras-chaveExpressão e Comunicação
Linguagem
Música
Creche e jardim de Infância
Data2019
CitaçãoEsteves, B., e Pacheco, A. (2019). Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A Música e o seu Contributo no Desenvolvimento de Múltiplas Linguagens. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa.
Resumo(s)Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A música e o seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61145
ISBN978-989-98993-6-0
Versão da editorahttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZA
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Expressão e Comunicação - resumo.pdf145,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID