Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61145
Título: | Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e o seu contributo no desenvolvimento de múltiplas Linguagens |
Autor(es): | Esteves, Bruna Loureiro Pacheco, António |
Palavras-chave: | Expressão e Comunicação Linguagem Música Creche e jardim de Infância |
Data: | 2019 |
Citação: | Esteves, B., e Pacheco, A. (2019). Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A Música e o seu Contributo no Desenvolvimento de Múltiplas Linguagens. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. |
Resumo(s): | Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A música e o seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61145 |
ISBN: | 978-989-98993-6-0 |
Versão da editora: | https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZA |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Expressão e Comunicação - resumo.pdf | 145,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons