Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61182

TítuloAs Tecnologias de Informação e Comunicação Face ao Desencanto Docente
Autor(es)Meleiro, Filomena
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveTecnologias de Informação e Comunicação
Desencanto Docente
Carreira docente
Educação de infância
TIC
ICT
Teacher disenchantment
Teaching career
Childhood education
DataMai-2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoMeleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação Face ao Desencanto Docente. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 1159-1171). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência.
Resumo(s)A escola do século XXI tem como função preparar alunos para o futuro. Este está intimamente ligado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), às novas formas de comunicar, interagir e aceder à informação. Nesta conjuntura, promotora de competências para aprender de forma autónoma e numa perspetiva construtivista, temos docentes que, para além de terem de se adaptar à era digital, têm de lidar com constrangimentos, stress e pressões sociais. A investigação que apresentamos desenrolou-se num Agrupamento de Escolas do Distrito de Braga e teve como objetivo aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das tecnologias em educação de infância por parte de um grupo de docentes que se encontra na 4a fase da carreira. Guiados por uma abordagem exploratória de natureza descritiva, revisitamos aspetos como idade, anos de serviço e formação. Para a recolha de dados, servimo-nos de inquérito por entrevista do tipo Focus Group, que nos facultou dados que examinámos através de análise de conteúdo, fazendo o cruzamento com a bibliografia de autores de referência nas matérias em pesquisa. O estudo possibilitou a identificação de aspetos referidos na literatura como: ausência de formação e algumas ideias contraditórias relativamente aos benefícios da utilização das TIC em termos de desenvolvimento global das crianças. Permitiu construir um paralelo entre a utilização das TIC e a carreira docente, analisando necessidades, interesses e motivações. Destacou a relação entre as dimensões estudadas - TIC e 4a fase da carreira, a importância atribuída pelas educadoras às tecnologias, o interesse demonstrado pela formação e partilha de experiências, atribuindo-lhes um caráter de mais-valia, um meio de ajudar a colmatar algum do desencanto próprio desta 4a fase da carreira docente.
The 21st Century School's function is to prepare students for the future. A future that is closely linked to new ways of communicating, interacting and accessing information. At this juncture, promoter of competences to learn independently and in a constructivist perspective, we have teachers, who in addition to being required to adapt to the digital age, have to deal with constraints, stress and countless social pressures from various quarters of society. The research that we presented was car ried out in a School Grouping of the District of Braga, had the objective of bringing some contributions to understand the phenomenon of the use of technologies in childhood education by a group of teachers in the 4 th phase of the career. Guided by an exploratory approach of a descriptive nature, we revisit aspects such as age, years of service and teacher training. To collect data, we used interview of the Focus Group type, which provided us with data that we examined through content analysis, making the crossing with the bibliography of reference authors. The study allowed the identification of aspects mentioned in the literature as, absence of ICT training and some contradictory ideas about the benefits using ICT in terms of global development of children. It was possible to construct a parallel between the use of ICT and the teaching career, analyzing needs, interests and motivations. He emphasized the relationship between the dimensions studied -ICT and the fourth stage of the career, the importance attributed by teachers to the technologies, the interest demonstrated by the training and sharing of experiences, attributing them a surplus value, a means of helping to fill some of the disenchantment of this fourth phase of the teaching career
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61182
ISBN978-989-97374-8-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Filomena_Meleiro_&_Lencastre_Challenges2019.pdf476,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID