Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61199

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Luís F.por
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2019-08-26T10:39:40Z-
dc.date.available2019-08-26T10:39:40Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationCoutinho, L. & Lencastre, J. A. (2019). Revisão sistemática sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 261-273). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência.por
dc.identifier.isbn978-989-97374-8-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61199-
dc.description.abstractUma revisão sistemática recorre a um rigoroso conjunto de critérios pelos quais seleciona estudos publicados e acessíveis. O presente artigo apresenta uma revisão siste- mática de literatura sobre Aprendizagem baseada em jogos e Gamificação na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Tendo sido elaborada uma questão de revi- são, definimos as palavras-chave e respetivas combinações necessárias ao estudo, elabora- ram-se os critérios de inclusão e exclusão e o protocolo de revisão. Foram encontrados na fase inicial de pesquisa 26.442 artigos, mas após a aplicação dos vários critérios de inclusão e exclusão, restaram 7 artigos para análise. A análise de conteúdo aos artigos analisados permitiu agrupá-los em 3 categorias: (i) professores, (ii) alunos e (iii) pais. A análise abordou, entre outras, a necessidade de formação e o desenvolvimento de competências digitais por parte dos (i) professores; relativamente aos (ii) alunos, a motivação e as perceções positivas referentes aos jogos e aos dispositivos móveis; por fim, a necessidade de envolver os (iii) pais no processo.por
dc.description.sponsorshipA investigação conducente a estes resultados recebeu financiamento da Comunidade Europeia através do programa ERASMUS+ ao abrigo do contrato n.º 2017-1- PT01-KA201-035921 «Games 2 Learn & Gamification 2 Engage».por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapor
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.titleRevisão sistemática sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate13 - 15 maio 2019por
sdum.event.titleXI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage261por
oaire.citationEndPage273por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Luis_Coutinho_&_Lencastre_Challenges2019.pdf273,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID