Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61199
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Luís F. | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T10:39:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T10:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.citation | Coutinho, L. & Lencastre, J. A. (2019). Revisão sistemática sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 261-273). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-8-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61199 | - |
dc.description.abstract | Uma revisão sistemática recorre a um rigoroso conjunto de critérios pelos quais seleciona estudos publicados e acessíveis. O presente artigo apresenta uma revisão siste- mática de literatura sobre Aprendizagem baseada em jogos e Gamificação na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Tendo sido elaborada uma questão de revi- são, definimos as palavras-chave e respetivas combinações necessárias ao estudo, elabora- ram-se os critérios de inclusão e exclusão e o protocolo de revisão. Foram encontrados na fase inicial de pesquisa 26.442 artigos, mas após a aplicação dos vários critérios de inclusão e exclusão, restaram 7 artigos para análise. A análise de conteúdo aos artigos analisados permitiu agrupá-los em 3 categorias: (i) professores, (ii) alunos e (iii) pais. A análise abordou, entre outras, a necessidade de formação e o desenvolvimento de competências digitais por parte dos (i) professores; relativamente aos (ii) alunos, a motivação e as perceções positivas referentes aos jogos e aos dispositivos móveis; por fim, a necessidade de envolver os (iii) pais no processo. | por |
dc.description.sponsorship | A investigação conducente a estes resultados recebeu financiamento da Comunidade Europeia através do programa ERASMUS+ ao abrigo do contrato n.º 2017-1- PT01-KA201-035921 «Games 2 Learn & Gamification 2 Engage». | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Revisão sistemática de literatura | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em jogos | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.title | Revisão sistemática sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 13 - 15 maio 2019 | por |
sdum.event.title | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 261 | por |
oaire.citationEndPage | 273 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Luis_Coutinho_&_Lencastre_Challenges2019.pdf | 273,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |