Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61306

TítuloA Fénix Renascida, cancioneiro da poesia barroca portuguesa
Autor(es)Diogo, Américo Lindeza
Ramon, Micaela
Palavras-chaveBarroco
Poesia
Cancioneiro
Fénix Renascida
Data2005
EditoraALETHEIA Editores
CitaçãoRamon, Micaela (2005) - «A Fénix Renascida, cancioneiro da poesia barroca portuguesa» in Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres (organização de Miguel Gonçalves et alii), Braga: Aletheia, volumes I e II, pp. 497- 505/II (em colaboração com Américo Lindeza Diogo).
Resumo(s)A 'Fénix Renascida' constitui o mais rico e mais significativo cancioneiro de poesia barroca portuguesa recolhida de diversos manuscritos que hoje se desconhecem; por outro lado, os cinco volumes que a compõem tiveram apenas duas edições, ambas no século XVIII, o que dificulta o acesso do leitor actual a este importante repositório poético. Estas foram as principais razões que motivaram a reedição desta obra, projecto em curso, cujo primeiro volume será brevemente publicado pela editora Angelus Novus, sob o patrocínio do IPLB. Dadas as especificidades quer das fontes usadas pelo editor, quer dos seus critérios editoriais, quer ainda dos problemas levantados pelos acrescentos da segunda edição, neste artigo equacionam-se questões relativas a) à fixação dos textos; b) à sua organização genológico- temática; e c) à sua atribuição autoral, tendo sempre por base a edição do primeiro volume preparada pelos autores.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61306
ISBN972-697-179-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Fénix Renascida, cancioneiro da poesia barroca portuguesa.pdf13,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID