Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61540

TítuloSer um treinador eficaz: relação entre filosofia, prática e indicadores de liderança
Outro(s) título(s)Being an effective leader: relation between philosophy, practice and effectiveness criteria leadership
Autor(es)Alves, João Pedro Cardoso
Orientador(es)Gomes, A. Rui
Palavras-chaveCiclos de liderança
Eficácia da liderança
Rendimento desportivo
Satisfação com a liderança
Leadership cycles
Leadership effectiveness
Satisfaction
Sports performance
Data2019
Resumo(s)Este estudo analisou se atletas com maior ou menor congruência dos ciclos de liderança (filosofia, prática e indicadores de liderança) assumidos pelos respetivos treinadores, se traduziriam em diferenças na avaliação dos estilos de liderança dos treinadores, na satisfação com a liderança e na perceção do rendimento desportivo individual e coletivo. O estudo incluiu 157 atletas de voleibol (15 e 36 anos) e respetivos treinadores. O protocolo de avaliação incluiu medidas de liderança e de rendimento desportivo individual e coletivo. Os treinadores avaliados pelos atletas com maior congruência entre ciclos de liderança foram melhor avaliados na liderança e estes atletas percecionam melhor rendimento desportivo coletivo. A inspiração, instrução e individualização foram preditores da satisfação com liderança; a inspiração foi preditora da perceção de rendimento individual e a instrução foi preditora da perceção do rendimento coletivo. Resumindo, a congruência de ciclos de liderança relacionou-se com uma melhor avaliação da liderança dos treinadores.
This study analyzed whether athletes with greater or lesser congruence of leadership cycles (philosophy, practice and leadership indicators) assumed by their coaches, would translate into differences in coaches' leadership styles evaluation, satisfaction with leadership and perception of coaches individual and collective sport performance. The study included 157 volleyball athletes (15 and 36 years) and their coaches. The evaluation protocol included measures of leadership and sport performance. Coaches evaluated by athletes with the highest congruence among leadership cycles were better evaluated in the leadership and these athletes perceived better collective sports performance. Inspiration, instruction and individualization were predictors of satisfaction with leadership; inspiration was a predictor of the perception of individual sport performance; and instruction was a predictor of perception of collective sport performance. In summary, congruence of leadership cycles was related to a better assessment of coaches' leadership.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61540
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+de+Mestrado+-+João+Alves+A73979.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID