Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63145

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Ila Beatrizpor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2020-01-10T11:53:15Z-
dc.date.available2020-01-10T11:53:15Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.date.submitted2019-03-15-
dc.identifier.citationMaia, I. B., & Pacheco, J. A. (2019). Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal. In Libro de Actas. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía.A Coruña: Universidade da Coruña.por
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63145-
dc.description.abstractEste trabalho está integrado no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas do ensino não superior, em Portugal e é fruto de uma investigação realizada durante o mestrado em ciências da educação, área de especialização em desenvolvimento curricular e avaliação, da Universidade do Minho. A discussão parte do conceito de qualidade para problematizar os referenciais de avaliação institucional de escolas do ensino não superior, especificamente o caso português da Avaliação Externa das Escolas (AEE), no contexto das teorias de globalização e políticas de accountability. As questões de investigação são: Quais são as perspetivas dos professores em relação aos efeitos que a AEE pode causar nas suas práticas de inovação curricular? De que modo os professores estão envolvidos/alheados no processo de AEE? Do quadro teórico-conceptual são problematizadas relações entre políticas transnacionais e nacionais e processos de AEE e seu impacto nas práticas de inovação curricular e no envolvimento/alheamento dos professores. Através de metodologia de natureza qualitativa são realizados os seguintes estudos empíricos: qualitativo, baseado na análise documental, tendo como corpus documental o 3º ciclo de AEE; qualitativo, com uma amostra de professores para o levantamento de questões sobre as suas perceções acerca do impacto e efeitos da AEE nas práticas de inovação curricular e no envolvimento/alheamento neste processo. Como é uma investigação em curso, os dados empíricos apresentados são provisórios e refletem as perspetivas de docentes sobre o 3º ciclo da AEE, bem como a caracterização desse referencial.por
dc.description.abstractThis work is integrated in the project Mechanisms of Change in Schools and in the Inspection. A study about the 3rd cycle of External Evaluation of Schools of non-higher education, in Portugaland is the result of an investigation realized during the master of education sciences, area of specialization in curriculum development and evaluation, University of Minho. The discussion starts from the concept of quality to problematize the institutional evaluation frameworks of non-higher schools, specifically the portuguese case of the External Evaluation of Schools (ESE), in the context of globalization theories and accountabilitypolicies. The investigation questions are: What are the teachers' perspectives on the effects that ESEcan have on their curricular innovation practices? How are teachers involved in the ESEprocess? The theoretical-conceptual framework problematizes the relations between transnational and national policies and the ESEprocesses and their impact on the practices of curricular innovation and inthe involvement / “alienation” of teachers. Through a methodology of qualitative nature are realized the empirical studies: qualitative, based on documentary analysis, having as documentary corpusthe 3rd cycle of ESE; qualitative, with some teachers to raise questions about their perceptions about the impact and effects of ESEin the practices of curricular innovation and in the involvement / “alienation” in this process. Since it is an ongoing investigation, the empirical data presented are provisional and reflect the perspectives of teachers about the 3rd cycle of ESE, as well as the characterization of this referentialpor
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educaciónpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2013/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectPolíticas de accountabilitypor
dc.subjectAvaliaçaopor
dc.subjectAvaliação Externapor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectAccountability policiespor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectExternal evaluationpor
dc.titleGlobalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugalpor
dc.title.alternativeGlobalization and accountability policies: the perspectives of teachers in the context of the AEE in Portugalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdfpor
oaire.citationConferenceDate4 Set. - 6 Set. 2019por
sdum.event.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage2829por
oaire.citationEndPage2841por
oaire.citationConferencePlaceCoruña, Españapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía 4, 5 y 6 de septiembre de 2019por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maia e Pacheco (Paper.2019).pdf322,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID