Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63383

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Agostinho de Sousapor
dc.contributor.authorAmaral, Luispor
dc.date.accessioned2020-01-24T12:14:00Z-
dc.date.available2020-01-24T12:14:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63383-
dc.description.abstractA aprendizagem contínua, tornou-se num elemento fundamental em qualquer organização como instrumento de gestão, desenvolvimento, sustentabilidade e inovação a partir de recursos de conhecimento, incentivando os Recursos Humanos para que se mantenham pró- ativos, adquirindo, criando e partilhando conhecimento fundamental à organização. Neste trabalho descreve-se a combinação de dois fenómenos organizacionais, os Centros de Serviços Partilhados (CSP) e o E-Learning, que potenciam as capacidades de Gestão do Conhecimento Organizacional. O modelo concetual desenvolvido visa influenciar positivamente a aprendizagem contínua de uma organização. Este modelo integra os CSP como gestores do conhecimento e memória organizacional e o E-Learning como suporte ao processo ensino aprendizagem. A partir do modelo concetual, com recurso a dedução matematicamente apresenta-se o fator Δ (Delta), que representa a viabilidade da aprendizagem contínua baseada na partilha de conhecimento. Trata-se de uma investigação qualitativa e construtivista, suportada metodologicamente pela Grounded Theory e teoria da criação de conhecimento de Nonaka.por
dc.description.abstractLifelong learning has become a key element in any organization as a management tool, development, sustainability and innovation from knowledge resources, encouraging human resources to remain proactive, acquiring, creating and sharing fundamental knowledge to organization. This work describes the combination of two organizational phenomena, Shared Services Centres (PHC) and the E-Learning, which leverage the power of the Organizational Knowledge Management. The conceptual model developed aims to positively influence the continuous learning of an organization. This model integrates the CSP as managers of knowledge and organizational memory and the E-Learning to support the learning process. From the conceptual model, using deduction mathematically shows the Δ factor (Delta), which represents the feasibility of continuous learning based on knowledge sharing. It is a qualitative and constructivist research, supported methodologically by Grounded Theory and theory of knowledge creation of Nonaka.por
dc.description.sponsorshipCOMAC -Commercial Aircraft of China(FCOMP-01-0124-FEDER 022674)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão do Conhecimento Organizacionalpor
dc.subjectServiços Partilhadospor
dc.subjectE- Learning, Modelo Deltapor
dc.subjectDelta modelpor
dc.subjectE-learningpor
dc.subjectManagement of organizational knowledgepor
dc.subjectShared servicespor
dc.titleA gestão do conhecimento organizacional no contexto dos serviços partilhadospor
dc.title.alternativeThe management of organizational knowledge in the context of shared servicespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage15por
oaire.citationVolume14por
dc.identifier.doi10.18803/capsi.v14.1-15por
sdum.conferencePublicationAtas da Conferencia da Associacao Portuguesa de Sistemas de Informacaopor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
242-943-3-PB.pdf585,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID