Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63383

TítuloA gestão do conhecimento organizacional no contexto dos serviços partilhados
Outro(s) título(s)The management of organizational knowledge in the context of shared services
Autor(es)Pinto, Agostinho de Sousa
Amaral, Luis
Palavras-chaveGestão do Conhecimento Organizacional
Serviços Partilhados
E- Learning, Modelo Delta
Delta model
E-learning
Management of organizational knowledge
Shared services
Data2014
Resumo(s)A aprendizagem contínua, tornou-se num elemento fundamental em qualquer organização como instrumento de gestão, desenvolvimento, sustentabilidade e inovação a partir de recursos de conhecimento, incentivando os Recursos Humanos para que se mantenham pró- ativos, adquirindo, criando e partilhando conhecimento fundamental à organização. Neste trabalho descreve-se a combinação de dois fenómenos organizacionais, os Centros de Serviços Partilhados (CSP) e o E-Learning, que potenciam as capacidades de Gestão do Conhecimento Organizacional. O modelo concetual desenvolvido visa influenciar positivamente a aprendizagem contínua de uma organização. Este modelo integra os CSP como gestores do conhecimento e memória organizacional e o E-Learning como suporte ao processo ensino aprendizagem. A partir do modelo concetual, com recurso a dedução matematicamente apresenta-se o fator Δ (Delta), que representa a viabilidade da aprendizagem contínua baseada na partilha de conhecimento. Trata-se de uma investigação qualitativa e construtivista, suportada metodologicamente pela Grounded Theory e teoria da criação de conhecimento de Nonaka.
Lifelong learning has become a key element in any organization as a management tool, development, sustainability and innovation from knowledge resources, encouraging human resources to remain proactive, acquiring, creating and sharing fundamental knowledge to organization. This work describes the combination of two organizational phenomena, Shared Services Centres (PHC) and the E-Learning, which leverage the power of the Organizational Knowledge Management. The conceptual model developed aims to positively influence the continuous learning of an organization. This model integrates the CSP as managers of knowledge and organizational memory and the E-Learning to support the learning process. From the conceptual model, using deduction mathematically shows the Δ factor (Delta), which represents the feasibility of continuous learning based on knowledge sharing. It is a qualitative and constructivist research, supported methodologically by Grounded Theory and theory of knowledge creation of Nonaka.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63383
DOI10.18803/capsi.v14.1-15
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
242-943-3-PB.pdf585,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID