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TítuloProcessos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses
Outro(s) título(s)Attention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescents
Autor(es)Guisande, M. Adelina
Almeida, Leandro S.
Ponte, Filomena Ermida da
Tinajero, Carolina
Páramo, M. Fernanda
Palavras-chaveestilo cognitivo
dependência-independência de campo
processos de atenção
cognitive style
field dependence-independence
attention processes
Data2009
EditoraUniversidade de Brasília (UnB)
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
CitaçãoGuisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400011
Resumo(s)Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.
The present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63734
DOI10.1590/S0102-37722009000400011
ISSN0102-3772
e-ISSN1806-3446
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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