Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63734
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guisande, M. Adelina | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.author | Ponte, Filomena Ermida da | por |
dc.contributor.author | Tinajero, Carolina | por |
dc.contributor.author | Páramo, M. Fernanda | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T10:55:21Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T10:55:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Guisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400011 | - |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63734 | - |
dc.description.abstract | Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo. | por |
dc.description.abstract | The present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children. | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Brasília (UnB) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | estilo cognitivo | por |
dc.subject | dependência-independência de campo | por |
dc.subject | processos de atenção | por |
dc.subject | cognitive style | por |
dc.subject | field dependence-independence | por |
dc.subject | attention processes | por |
dc.title | Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses | por |
dc.title.alternative | Attention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescents | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 561 | por |
oaire.citationEndPage | 567 | por |
oaire.citationIssue | 4 | por |
oaire.citationVolume | 25 | por |
dc.identifier.eissn | 1806-3446 | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0102-37722009000400011 | por |
sdum.journal | Psicologia: Teoria e Pesquisa | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a11v25n4.pdf | 583,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |