Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63734

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuisande, M. Adelinapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorPonte, Filomena Ermida dapor
dc.contributor.authorTinajero, Carolinapor
dc.contributor.authorPáramo, M. Fernandapor
dc.date.accessioned2020-02-05T10:55:21Z-
dc.date.available2020-02-05T10:55:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGuisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400011-
dc.identifier.issn0102-3772por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63734-
dc.description.abstractEste artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.por
dc.description.abstractThe present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectestilo cognitivopor
dc.subjectdependência-independência de campopor
dc.subjectprocessos de atençãopor
dc.subjectcognitive stylepor
dc.subjectfield dependence-independencepor
dc.subjectattention processespor
dc.titleProcessos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portuguesespor
dc.title.alternativeAttention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescentspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdfpor
oaire.citationStartPage561por
oaire.citationEndPage567por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.eissn1806-3446-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722009000400011por
sdum.journalPsicologia: Teoria e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a11v25n4.pdf583,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID