Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63734
Título: | Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
Outro(s) título(s): | Attention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescents |
Autor(es): | Guisande, M. Adelina Almeida, Leandro S. Ponte, Filomena Ermida da Tinajero, Carolina Páramo, M. Fernanda |
Palavras-chave: | estilo cognitivo dependência-independência de campo processos de atenção cognitive style field dependence-independence attention processes |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade de Brasília (UnB) |
Revista: | Psicologia: Teoria e Pesquisa |
Citação: | Guisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400011 |
Resumo(s): | Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo. The present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63734 |
DOI: | 10.1590/S0102-37722009000400011 |
ISSN: | 0102-3772 |
e-ISSN: | 1806-3446 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a11v25n4.pdf | 583,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |