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dc.contributor.advisorValente, Marietapor
dc.contributor.authorLuís, Ivanipor
dc.date.accessioned2020-03-24T11:25:31Z-
dc.date.available2020-03-24T11:25:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64553-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractQuando se fala em contexto de Big data é possível aferir que existe uma grande assimetria em termos de informação entre as empresas e os consumidores. Desta forma a razão de existência desta dissertação de mestrado prende-se com o objetivo de saber até que ponto os consumidores estão conscientes dos riscos e custos potenciais associados às estratégias empresariais relativas ao Big data. Isto é, saber se os consumidores são míopes ou estratégicos em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas. Esta tese investiga a perceção dos consumidores acerca do uso da sua informação pessoal pelas empresas. Para a realização do estudo foram recolhidos dados de natureza quantitativa de 203 indivíduos através da aplicação de inquéritos por questionário. Os resultados revelam que os indivíduos apesar de apresentarem em maior ou menor grau preocupações relacionadas com a partilha da sua informação pessoal, tendem a ser pouco proactivos em tomar medidas que ajudem a protegê-la, mesmo sendo utilizadores bastante ativos da internet e dos seus serviços. Portanto os mesmos apresentam algum grau de miopia em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas, o que por sua vez, também afeta o nível de consciências dos respondentes relativamente aos potenciais riscos e custos associados às estratégias empresariais relativas ao Big data. Também foi possível aferir através dos cenários com situações hipotéticas e reais a que os indivíduos foram expostos, que a maioria não está disposta a pagar por serviços que visem a proteção da sua informação. E mesmo quando estão dispostos a pagar por esses serviços, a sua valoração tende a ser baixa fixando-se em cerca de 2 euros mensais no máximo. Por fim os indivíduos mostram-se mais cooperativos na partilha da sua informação pessoal, quando estão envolvidos ganhos para a sociedade.por
dc.description.abstractWhen speaking in the context of Big data it is possible to see that there is a great information asymmetry between companies and consumers. Thus, the reason for the existence of this master's dissertation is to know to what extent consumers are aware of the risks and potential costs associated with Big data business strategies. That is, whether consumers are short-sighted or strategic about companies collecting their personal information. This thesis investigates consumers 'perceptions about companies' use of their personal information. For the study, quantitative data was collected from 203 individuals through questionnaire surveys. The results show that individuals to a greater or lesser degree have concerns about sharing their personal information, but tend to be less proactive in taking steps to help protect it, even though they are very active users of the internet and its services. Therefore, they have some degree of myopia regarding to the collection of their personal information by companies. It has also been possible to ascertain through scenarios with hypothetical and real situations to which individuals have been exposed, that most are unwilling to pay for services aimed at protecting their information. Even when they are willing to pay for such services, their valuations tend to be low at around 2 euros maximum. Finally individuals are more cooperative in sharing their personal information when gains for society are involved.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectBig datapor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectPerceção dos consumidorespor
dc.subjectPrivacidade onlinepor
dc.subjectValoração da informação pessoalpor
dc.subjectCompaniespor
dc.subjectConsumer perceptionpor
dc.subjectOnline privacypor
dc.subjectValuation of personal informationpor
dc.titleBig data e as empresas: estudo exploratório sobre a perceção dos consumidorespor
dc.title.alternativeBig data and business: exploratory study on consumer perceptionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202375722por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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