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https://hdl.handle.net/1822/64553
Título: | Big data e as empresas: estudo exploratório sobre a perceção dos consumidores |
Outro(s) título(s): | Big data and business: exploratory study on consumer perception |
Autor(es): | Luís, Ivani |
Orientador(es): | Valente, Marieta |
Palavras-chave: | Big data Empresas Perceção dos consumidores Privacidade online Valoração da informação pessoal Companies Consumer perception Online privacy Valuation of personal information |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Quando se fala em contexto de Big data é possível aferir que existe uma grande assimetria em
termos de informação entre as empresas e os consumidores.
Desta forma a razão de existência desta dissertação de mestrado prende-se com o objetivo de
saber até que ponto os consumidores estão conscientes dos riscos e custos potenciais
associados às estratégias empresariais relativas ao Big data. Isto é, saber se os consumidores
são míopes ou estratégicos em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas.
Esta tese investiga a perceção dos consumidores acerca do uso da sua informação pessoal pelas
empresas. Para a realização do estudo foram recolhidos dados de natureza quantitativa de 203
indivíduos através da aplicação de inquéritos por questionário.
Os resultados revelam que os indivíduos apesar de apresentarem em maior ou menor grau
preocupações relacionadas com a partilha da sua informação pessoal, tendem a ser pouco
proactivos em tomar medidas que ajudem a protegê-la, mesmo sendo utilizadores bastante
ativos da internet e dos seus serviços. Portanto os mesmos apresentam algum grau de miopia
em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas, o que por sua vez, também
afeta o nível de consciências dos respondentes relativamente aos potenciais riscos e custos
associados às estratégias empresariais relativas ao Big data.
Também foi possível aferir através dos cenários com situações hipotéticas e reais a que os
indivíduos foram expostos, que a maioria não está disposta a pagar por serviços que visem a
proteção da sua informação. E mesmo quando estão dispostos a pagar por esses serviços, a sua
valoração tende a ser baixa fixando-se em cerca de 2 euros mensais no máximo. Por fim os
indivíduos mostram-se mais cooperativos na partilha da sua informação pessoal, quando estão
envolvidos ganhos para a sociedade. When speaking in the context of Big data it is possible to see that there is a great information asymmetry between companies and consumers. Thus, the reason for the existence of this master's dissertation is to know to what extent consumers are aware of the risks and potential costs associated with Big data business strategies. That is, whether consumers are short-sighted or strategic about companies collecting their personal information. This thesis investigates consumers 'perceptions about companies' use of their personal information. For the study, quantitative data was collected from 203 individuals through questionnaire surveys. The results show that individuals to a greater or lesser degree have concerns about sharing their personal information, but tend to be less proactive in taking steps to help protect it, even though they are very active users of the internet and its services. Therefore, they have some degree of myopia regarding to the collection of their personal information by companies. It has also been possible to ascertain through scenarios with hypothetical and real situations to which individuals have been exposed, that most are unwilling to pay for services aimed at protecting their information. Even when they are willing to pay for such services, their valuations tend to be low at around 2 euros maximum. Finally individuals are more cooperative in sharing their personal information when gains for society are involved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64553 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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