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TítuloPolíticas institucionais de qualidade e democratização no ensino
Autor(es)Vieira, Flávia
Morgado, José Carlos
Palavras-chaveUniversidade
Políticas de qualidade
Ensino
Democratização
Data2016
EditoraUniversidad de Murcia. Servicio de Publicaciones
Resumo(s)As políticas de qualidade do ensino nas IES determinam, em larga medida, o trabalho pedagógico dos docentes e as aprendizagens dos estudantes. O estudo aqui relatado procurou identificar dimensões de qualidade do ensino nas políticas de qualidade duma IES e compreender em que medida essas políticas incorporam e fomentam valores e práticas democráticos. A partir da análise indutiva de um corpus de documentos institucionais, verifica-se a existência de uma visão plurifacetada da qualidade do ensino, que integra dimensões de democratização mas também uma clivagem entre o discurso programático, onde essas dimensões são mais evidentes, e a instrumentação da avaliação do ensino, onde elas se esbatem. Sugere-se que uma maior coerência entre o discurso programático e os instrumentos de avaliação do ensino poderá favorecer uma maior transformação das práticas pedagógicas e dos modos de construção da profissionalidade docente no ensino superior
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66825
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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