Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66825
Título: | Políticas institucionais de qualidade e democratização no ensino |
Autor(es): | Vieira, Flávia Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Universidade Políticas de qualidade Ensino Democratização |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidad de Murcia. Servicio de Publicaciones |
Resumo(s): | As políticas de qualidade do ensino nas IES determinam, em larga medida, o trabalho pedagógico dos docentes e as aprendizagens dos estudantes. O estudo aqui relatado procurou identificar dimensões de qualidade do ensino nas políticas de qualidade duma IES e compreender em que medida essas políticas incorporam e fomentam valores e práticas democráticos. A partir da análise indutiva de um corpus de documentos institucionais, verifica-se a existência de uma visão plurifacetada da qualidade do ensino, que integra dimensões de democratização mas também uma clivagem entre o discurso programático, onde essas dimensões são mais evidentes, e a instrumentação da avaliação do ensino, onde elas se esbatem. Sugere-se que uma maior coerência entre o discurso programático e os instrumentos de avaliação do ensino poderá favorecer uma maior transformação das práticas pedagógicas e dos modos de construção da profissionalidade docente no ensino superior |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66825 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas Institucionais de Qualidade e Democratização no Ensino.pdf | 592,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |