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dc.contributor.advisorPereira, M. Graçapor
dc.contributor.advisorVilaça, Margaridapor
dc.contributor.authorMachado, Ana Mónica de Macedo Mendonçapor
dc.date.accessioned2020-10-21T10:56:12Z-
dc.date.available2020-10-21T10:56:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67580-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractCom o aumento do envelhecimento da população e consequente aumento da longevidade, a otimização da qualidade de vida (QV) ganha uma especial importância. As alterações ocorridas no processo de envelhecimento constituem-se como motivos para insatisfação e preocupação com a imagem corporal estando esta insatisfação associada a pior qualidade de vida (QV). A grande pressão estética por parte da sociedade conduz à procura de eventuais formas de corrigir e modificar o corpo, à medida que os indivíduos vão envelhecendo. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil sociodemográfico de uma amostra de homens portugueses consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento e analisar as variáveis que se relacionam e contribuem pra a QV. O Modelo Conceptual de Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde de Wilson e Cleary foi usado para orientar o estudo. A amostra foi constituída por 111 homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento avaliados ao nível do consumo de produtos cosméticos e tratamentos de estética, variáveis sociodemográficas, psicológicas e QV. Os resultados revelaram que a morbilidade psicológica contribui negativamente para a QV e as perceções do envelhecimento moderam a relação entre a morbilidade psicológica e a QV. Os resultados do presente estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do processo do envelhecimento nos homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética e nortear estratégias específicas de intervenção assim como estimular novas pesquisas sobre esta população.por
dc.description.abstractWith the increase in the age of the population and the consequent increase in longevity, the optimization of quality of life (QoL) gains special importance. The changes occurred in the aging process are reasons for dissatisfaction and concern with body image and consequently, worse QoL. A great aesthetic pressure on the part of society led to possible ways to correct and modify the body, as individuals get older. The aim of this study was to know the sociodemographic profile of a sample of Portuguese men who consumed cosmetic products and anti-aging treatments and analyze how variables relate and contribute to QoL. Wilson and Cleary's Conceptual Model of Quality of Life Related to Health was used for study guidance. The sample consisted of 111 men who use anti-aging cosmetic products and aesthetic treatments evaluated in terms of consumption of cosmetic products, sociodemographic variables, psychological variables and QoL. The results revealed that psychological morbidity contribute negatively to QoL and perceptions of aging moderate the relationship between psychological morbidity and QoL. The results of this study can contribute to a better understanding of the aging process in male consumers of cosmetic products and aesthetic treatments and guide specific intervention strategies, such as new research on this population.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectMorbilidade psicológicapor
dc.subjectProdutos cosméticospor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectTratamentos de estéticapor
dc.subjectAesthetic treatmentspor
dc.subjectAgingpor
dc.subjectCosmetic productspor
dc.subjectPsychological morbiditypor
dc.subjectQuality of lifepor
dc.titleQualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimentopor
dc.title.alternativeQuality of life In male consumers of anti-aging cosmetic products and aesthetics treatmentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202522407por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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