Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67580

TítuloQualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
Outro(s) título(s)Quality of life In male consumers of anti-aging cosmetic products and aesthetics treatments
Autor(es)Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
Orientador(es)Pereira, M. Graça
Vilaça, Margarida
Palavras-chaveEnvelhecimento
Morbilidade psicológica
Produtos cosméticos
Qualidade de vida
Tratamentos de estética
Aesthetic treatments
Aging
Cosmetic products
Psychological morbidity
Quality of life
Data2020
Resumo(s)Com o aumento do envelhecimento da população e consequente aumento da longevidade, a otimização da qualidade de vida (QV) ganha uma especial importância. As alterações ocorridas no processo de envelhecimento constituem-se como motivos para insatisfação e preocupação com a imagem corporal estando esta insatisfação associada a pior qualidade de vida (QV). A grande pressão estética por parte da sociedade conduz à procura de eventuais formas de corrigir e modificar o corpo, à medida que os indivíduos vão envelhecendo. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil sociodemográfico de uma amostra de homens portugueses consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento e analisar as variáveis que se relacionam e contribuem pra a QV. O Modelo Conceptual de Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde de Wilson e Cleary foi usado para orientar o estudo. A amostra foi constituída por 111 homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento avaliados ao nível do consumo de produtos cosméticos e tratamentos de estética, variáveis sociodemográficas, psicológicas e QV. Os resultados revelaram que a morbilidade psicológica contribui negativamente para a QV e as perceções do envelhecimento moderam a relação entre a morbilidade psicológica e a QV. Os resultados do presente estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do processo do envelhecimento nos homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética e nortear estratégias específicas de intervenção assim como estimular novas pesquisas sobre esta população.
With the increase in the age of the population and the consequent increase in longevity, the optimization of quality of life (QoL) gains special importance. The changes occurred in the aging process are reasons for dissatisfaction and concern with body image and consequently, worse QoL. A great aesthetic pressure on the part of society led to possible ways to correct and modify the body, as individuals get older. The aim of this study was to know the sociodemographic profile of a sample of Portuguese men who consumed cosmetic products and anti-aging treatments and analyze how variables relate and contribute to QoL. Wilson and Cleary's Conceptual Model of Quality of Life Related to Health was used for study guidance. The sample consisted of 111 men who use anti-aging cosmetic products and aesthetic treatments evaluated in terms of consumption of cosmetic products, sociodemographic variables, psychological variables and QoL. The results revealed that psychological morbidity contribute negatively to QoL and perceptions of aging moderate the relationship between psychological morbidity and QoL. The results of this study can contribute to a better understanding of the aging process in male consumers of cosmetic products and aesthetic treatments and guide specific intervention strategies, such as new research on this population.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67580
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ana_Monica_Machado.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID