Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68704
Título: | A avaliação do impacto da formação: análise das práticas e efeitos num contexto autárquico |
Outro(s) título(s): | Training impact assessment: practice analysis and the effects in a municipal context |
Autor(es): | Novais, Nádia Soraia Ferreira |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Administração local Gestão da formação Efeitos da formação Avaliação do impacto da formação Local administration Training management Training effects Assessment of training impact |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | No quadro da gestão de recursos humanos, a formação tem um papel determinante para
o desenvolvimento integral do indivíduo e do contexto organizacional, orientando-se para uma
organização mais qualificante. O presente relatório de estágio tem por base um processo de
investigação e intervenção num contexto de administração local e a problemática do estudo centrase
na avaliação do impacto da formação.
Como principais finalidades, pretendeu-se dar foco a todo o processo formativo, analisar
os efeitos da formação e refletir as perceções dos indivíduos. A nossa investigação estabeleceu
uma abordagem maioritariamente qualitativa com base na utilização de uma técnica de índole
quantitativa, coadjuvados com outros instrumentos que permitiram a recolha de dados com base
nos objetivos elucidados e nas caraterísticas do público-alvo. Com o presente estudo, obtivemos
contributos significativos que nos permitiram aferir uma visão positiva da formação profissional,
em que a maior parte dos formandos aplicou ou considera aplicar os conhecimentos adquiridos
nas formações para a prática profissional. Os efeitos da formação foram visíveis tendo em conta
as dimensões pessoal, social, organizacional e profissional.
Como limitações, concluímos que o instrumento de avaliação do impacto da formação
ministrada pela instituição não é suficiente, pelo que apresentamos uma proposta de melhoria
que priorize a reflexão dos vários intervenientes, produzindo informações pertinentes e
significativas. Em suma, a avaliação deve ser entendida como uma etapa primordial na gestão da
formação, pelo que importa comparar os discursos e as suas práticas num contexto específico. In the framework of human resouces management, training plays a determinant role in the integral development of the individual and the organizational context, aiming at a more qualifiying organization. The baseline of this internship report is an investigation and intervention in a local administation context and the issue of the study is centered on the assessment of the training impact. Its main purposes were to focus on the whole training process, to analyse training effects and reflect on individual perceptions. Our investigation established a mainly qualitative approach based on the use of a quantitative nature technique, aided by other tools which allowed for data collection based on the given aims and the charecteristics of the target audience. With the present case study we obtained significant contributions which enabled us to ascertain a positive outlook on professional training, in which the majority of trainees have applied or consider applying the knowledge obtained in the training sessions to their professional practice. The training effects were visible taking into account the personal, social, organizational and professional areas. As limitations, we concluded that the assessment method of the impact on the given training by the institution is insufficient, we therefore presented an improvement proposal which prioritizes the reflection of the several intervening parties, producing relevant and significant information. To sum up, the assessment must be understood as a primordial stage in training management, thus it is important to compare discourses and their application in a specific context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68704 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nádia Soraia Ferreira Novais.pdf | 9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons