Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68918
Título: | A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
Outro(s) título(s): | The maturity to learn to read: contributions for reflection |
Autor(es): | Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues Viana, Fernanda Leopoldina Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias |
Palavras-chave: | Preditores de leitura Maturidade para aprender a ler Consciência fonológica Reading predictors Maturity to learn to read Phonological awareness |
Data: | Jan-2020 |
Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Revista: | Calidoscópio |
Citação: | Ferraz, I., Viana, F. L., & Pocinho, M. (2020). A maturidade para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3-19. Doi: 4013/cld2.020.181.01 |
Resumo(s): | Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas
piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica
e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo
longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra
de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia
15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que
diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor
preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica
e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e
classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho
em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade
avançada por muito professores. Abstract: This study aims to identify the contribution of Piagetian logic operations (seriation, classification and class inclusion), phonological awareness and knowledge of letters for learning to read. A longitudinal study was carried out, from the final year of Pre-School to the 2nd year of schooling, together with a sample of 116 children, divided into two groups: those who completed 6 years until September 15 of the year of enrollment and the who completed them after that date. In terms of word recognition, in the 1st year, serialization is the best predictor, but in the 2nd year, the best predictors were phonological awareness and knowledge of letters. In reading comprehension seriation and classification were the best predictors. There were no differences in reading performance according to age, which does not confirm the hypothesis of advanced immaturity by many teachers. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68918 |
DOI: | 10.4013/cld2.020.181.01 |
ISSN: | 2177-6202 |
Versão da editora: | http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld2.020.181.01 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferraz, Viana & Pocinho 2020 .pdf | 479,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons