Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68918

TítuloA “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão
Outro(s) título(s)The maturity to learn to read: contributions for reflection
Autor(es)Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Viana, Fernanda Leopoldina
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias
Palavras-chavePreditores de leitura
Maturidade para aprender a ler
Consciência fonológica
Reading predictors
Maturity to learn to read
Phonological awareness
DataJan-2020
EditoraUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
RevistaCalidoscópio
CitaçãoFerraz, I., Viana, F. L., & Pocinho, M. (2020). A maturidade para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3-19. Doi: 4013/cld2.020.181.01
Resumo(s)Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores.
Abstract: This study aims to identify the contribution of Piagetian logic operations (seriation, classification and class inclusion), phonological awareness and knowledge of letters for learning to read. A longitudinal study was carried out, from the final year of Pre-School to the 2nd year of schooling, together with a sample of 116 children, divided into two groups: those who completed 6 years until September 15 of the year of enrollment and the who completed them after that date. In terms of word recognition, in the 1st year, serialization is the best predictor, but in the 2nd year, the best predictors were phonological awareness and knowledge of letters. In reading comprehension seriation and classification were the best predictors. There were no differences in reading performance according to age, which does not confirm the hypothesis of advanced immaturity by many teachers.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68918
DOI10.4013/cld2.020.181.01
ISSN2177-6202
Versão da editorahttp://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld2.020.181.01
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferraz, Viana & Pocinho 2020 .pdf479,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID