Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69207

TítuloEstado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
Outro(s) título(s)State, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justice
Estado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia social
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveEstado
Escola pública
Administração pública
Administração educacional
State
State school
Public administration
Educational administration
Escuela pública
Administración pública
Administración educativa
Data2020
EditoraAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
RevistaRevista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE)
CitaçãoAfonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428.
Resumo(s)Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.
After a brief revisiting to the concept of State, the relationship with public schools and changes in the concept of citizenship, the author makes a related exploration of the concept of public administration, to then contextualize educational administration as a specific field of research, and theoretical-conceptual and political reflection. In the end, some questions are indicated that, from the author’s point of view, deserve greater attention by researchers in educational administration and sociology of educational organizations. The article concludes by returning to an appeal so that an active resistance for a democratic agenda with social justice can also be strengthened in education.
Después de una breve revisión del concepto de Estado, la relación con la escuela pública y los cambios en el concepto de ciudadanía, el autor realiza una incursión tangencial en el concepto de administración pública, para luego contextualizar la administración educativa como un campo específico de investigación y reflexión teórico-conceptual y política. En la parte final, se señalan algunos problemas que, desde el punto de vista del autor, merecen una mayor atención por parte de los investigadores en administración educativa y sociología de las organizaciones educativas. El artículo concluye reanudando el llamado, de modo que, también en educación, se pueda fortalecer una resistencia activa para una agenda democrática con justicia social.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69207
DOI10.21573/vol36n22020.103519
ISSN1678-166X
e-ISSN2447-4193
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estado, Políticas e gestão da educação.pdf395,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID