Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69207
Título: | Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
Outro(s) título(s): | State, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justice Estado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia social |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Estado Escola pública Administração pública Administração educacional State State school Public administration Educational administration Escuela pública Administración pública Administración educativa |
Data: | 2020 |
Editora: | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
Revista: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) |
Citação: | Afonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428. |
Resumo(s): | Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a
relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor
faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida
contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de
pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas
algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção
maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia
das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que,
também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda
democrática com justiça social. After a brief revisiting to the concept of State, the relationship with public schools and changes in the concept of citizenship, the author makes a related exploration of the concept of public administration, to then contextualize educational administration as a specific field of research, and theoretical-conceptual and political reflection. In the end, some questions are indicated that, from the author’s point of view, deserve greater attention by researchers in educational administration and sociology of educational organizations. The article concludes by returning to an appeal so that an active resistance for a democratic agenda with social justice can also be strengthened in education. Después de una breve revisión del concepto de Estado, la relación con la escuela pública y los cambios en el concepto de ciudadanía, el autor realiza una incursión tangencial en el concepto de administración pública, para luego contextualizar la administración educativa como un campo específico de investigación y reflexión teórico-conceptual y política. En la parte final, se señalan algunos problemas que, desde el punto de vista del autor, merecen una mayor atención por parte de los investigadores en administración educativa y sociología de las organizaciones educativas. El artículo concluye reanudando el llamado, de modo que, también en educación, se pueda fortalecer una resistencia activa para una agenda democrática con justicia social. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69207 |
DOI: | 10.21573/vol36n22020.103519 |
ISSN: | 1678-166X |
e-ISSN: | 2447-4193 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estado, Políticas e gestão da educação.pdf | 395,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |