Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72010

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Mara de Souzapor
dc.contributor.authorMelo-Silva, Lucy Lealpor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.date.accessioned2021-04-16T15:14:49Z-
dc.date.available2021-04-16T15:14:49Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.issn0103-166Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72010-
dc.description.abstractConsidering the relevance of the development of socio-emotional and career skills to deal with educational and occupational transitions, this study aimed to evaluate the effectiveness of the Edu-Car Program, which purpose is the development of socio-emotional and career competence. From the quasi-experimental design with intervention and comparison groups, 116 high school students from the 10th year, of two public schools in the interior of the State of São Paulo, specifically 60 girls and 56 boys, with mean age of 15, participated. The Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment, called Senna 1.0 and the Career Education Questionnaire, were used as pre and post-test instruments. For the inter and intra-group comparison the T-Test was used for independent and paired samples. The results show that the intervention had significant effects on career exploration, with more search for help and/or information from different people and sources.por
dc.description.abstractConsiderando a relevância do desenvolvimento das competências socioemocionais e de carreira para lidar com as transições educacionais e ocupacionais, este estudo objetivou avaliar a eficácia do Programa Edu-Car, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira. Do delineamento quasi-experimental com grupo de intervenção e de comparação, participaram 116 alunos do 1º ano do ensino médio regular de duas escolas públicas do interior de São Paulo, sendo 60 moças e 56 rapazes com idade média de 15 anos. Foram utilizados como medidas pré- e pós-teste o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment, denominado Senna 1.0, e o Questionário de Educação à Carreira. Para a comparação inter e intragrupos foi utilizado o Teste-T para amostras independentes e emparelhadas. Os resultados mostram que a intervenção apresentou efeitos significativos na exploração de carreira, com maior busca de ajuda e/ou informação de diferentes pessoas e fontes.por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Process #2015/12677-0).por
dc.language.isoengpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmotional intelligencepor
dc.subjectHigh Schoolpor
dc.subjectProfessional competencepor
dc.subjectProgram evaluationpor
dc.subjectInteligência Emocionalpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectCompetência profissionalpor
dc.subjectAvaliação de programapor
dc.titleEdu-Car for life and career: evaluation of a programpor
dc.title.alternativeEdu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationVolume37por
dc.date.updated2021-04-10T20:34:06Z-
dc.identifier.eissn1982-0275por
dc.identifier.doi10.1590/1982-0275202037e190016por
sdum.export.identifier10486-
sdum.journalEstudos de Psicologia (Campinas)por
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1982-0275-estpsi-37-e190016.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID