Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74327

TítuloUso de provas de monitorização com base no currículo num contexto de triagem universal de alunos-as em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura no ensino básico
Outro(s) título(s)Use of curriculum-based measurement probes in universal screening of students at risk of specific learning disabilities at the primary school
Autor(es)Pires, Joana Maria Moura Teixeira Coelho
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Vaz, Paula Marisa Fortunato
Palavras-chaveCompreensão
Fluência
Monitorização com base no currículo
Risco de insucesso na leitura
Triagem universal
Curriculum based measurement
Reading comprehension
Reading difficulties risk
Reading fluency
Universal screening
Data2021
Resumo(s)A finalidade deste estudo foi caracterizar a realização na leitura no contexto de um sistema de triagem universal de alunos/as em risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Insere-se num projeto de investigação longitudinal denominado "Monitorização com Base no Currículo ”, que decorre no concelho de Bragança e no qual participam 191 crianças. Os dados aqui apresentados referem-se aos 2.º e 3.º anos de escolaridade e foram recolhidos recorrendo a provas de MBC-Oral e MBC-Maze e analisados através da estatística descritiva, inferencial e correlacional. Concluiu-se que: 1) as provas de MBC-Oral e MBC-Maze mostraram ser instrumentos de triagem simples, rápidos e económicos; 2) os/as alunos/as no início do 2.º ano de escolaridade leram corretamente, em média 40,70 PPM e no início do 3.º ano de escolaridade leram corretamente, em média 71,13 PPM ; 3) para a compreensão da leitura, os/as alunos/as no final do 2.º ano de escolaridade escolheram corretamente em média duas respostas e no início do 3.º ano de escolaridade três respostas corretas; 4) a variável turmas não teve impacto nos resultados obtidos na fluência e na compreensão da leitura para os dois anos de escolaridade, enquanto as variáveis sexo e risco tiveram 5) quase metade dos/as alunos/as identificados/as em risco no 2.º ano de escolaridade na fluência da leitura, no outono, mantiveram-se em risco em todas as monitorizações seguintes; 6) em todas as monitorizações são identificados/as alunos/as em risco de DAE na leitura sem história prévia; 7) os/as alunos/as em risco têm resultados mais homogéneos; 8) mais de metade dos alunos/as identificados/as em risco em todas as monitorizações, encontrava-se no percentil 10; 9) observou-se uma correlação significativa positiva entre resultados da fluência e da compreensão da leitura; 10) a taxa de crescimento é maior para a fluência do que para a compreensão da leitura; 11) os/as alunos/as em risco apresentam menores taxas de crescimento na leitura; 12) os resultados das provas revelaram bons índices de consistência interna. Este estudo teve impacto social na comunidade escolar ao alertar para a identificação precoce de alunos/as em risco de DAE na leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o que levou a que um dos agrupamentos tenha proposto a realização de um novo projeto de investigação que tem por objetivo a intervenção com os alunos em risco.
The aim of this study was to characterize the performance of reading in the universal screening context of students at risk of specific learning disabilities at the primary school. This investigation takes part in a longitudinal project named “Curriculum-Based Measurement”, that occurs in the Braganza county - Portugal. 191 children participated. The data that is described here refers to the 2nd and 3rd grade and was collected using CBM-Oral Reading Fluency (CBM-ORF) and CBM-Maze. They were analyzed by using descriptive, inferential and correlational statistics analysis. The conclusions were: 1) CBM-ORF and Maze are simple, quick and economic tools of evaluation the students’ performance; 2) in the begging of 2nd grade, students fluency were, in average, 40.70 words per minute (WPM) and in the same period of the third grade, 71.13 WPM; 3) for the reading comprehension, in the 2nd year they selected correctly, in average, two words, and for the 3rd grade, three words; 4) there were no differences between classes in the performances of reading fluency and reading comprehension but there were differences in the sex and risk variables; 5) almost half of the students at risk in the reading fluency at the 2nd grade, in fall, kept in risk in every applications after; 6) in all the applications of the CBM probes are identified students at risk for the first time; 7) the results of the students at risk are more homogeneous; 8) more than a half of the students at risk marked in the 10th percentile; 9) there was a positive significate correlation between the reading fluency and the reading comprehension; 10) the growth rate is higher for the reading fluency than for the reading comprehension; 11) the risk students of learning disabilities in reading have less growth rate in reading; 12) the results of the four CBM probes for the two years of this study, reveled great consistence values. This study had social impact in the school community in making attention for the early identification of risk students of learning disabilities in reading at the primary school, conducting to a new investigation project suggested by a grouping of schools with the purpose to identify the risk students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74327
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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