Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74332

TítuloEnvironmental impact assessment of urban roads construction
Outro(s) título(s)Avaliação do impacto ambiental da construção de estradas urbanas
Autor(es)Wei Zheng
Orientador(es)Silva, Hugo M. R. D.
Palavras-chaveEnvironmental impact assessment
Fuzzy matter-element model
Index system
Urban roads construction
Weight determination
Avaliação de impacto ambiental
Modelo de elementos difusos
Sistema de índices
Construção de estradas urbanas
Determinação do peso
Data2021
Resumo(s)With the continuous development of the economy, urban road construction has achieved rapid development, which at the same time has brought severe environmental problems. Therefore, carrying out an environmental impact assessment of urban roads construction projects is of great significance to achieve the harmonious coordination of road construction with society, economy, and environment and promote road traffic sustainable development. This thesis aims at studying the environmental impact assessment method of road construction projects based on analyzing and summarising many previous research results. Then, it suggests a comprehensive fuzzy matter-element assessment method combining fuzzy theory and matter-element analysis. This method provides a new way for a comprehensive evaluation of the environmental impact of road construction. The results of this work led to the following main conclusions of the dissertation. First, by systematically analyzing the impact of road construction projects on the social, ecological, atmospheric, acoustic and water environments, it is possible to lay the foundation for a comprehensive environmental impact assessment of road construction projects. Secondly, by analyzing the road construction environmental assessment's ideas and principles, it was possible to establish an index system for environmental impact assessment of road construction. Simultaneously, a new weight determination method, established by a consistent fuzzy matrix and an analytic hierarchy process (AHP), improved the weight's rationality. Finally, a fuzzy matter-element comprehensive evaluation model was established, tested and verified on different road places, conditions and projects using different environmental protection measures to understand its potential use.
Com o contínuo desenvolvimento da economia, a construção de estradas urbanas alcançou um rápido desenvolvimento, o que ao mesmo tempo trouxe sérios problemas ambientais. Portanto, a avaliação do impacto ambiental nos projetos de construção de estradas urbanas é de grande importância para alcançar a coordenação harmoniosa da construção de estradas com a sociedade, a economia e o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do tráfego rodoviário. Esta tese tem como objetivo estudar o método de avaliação de impacto ambiental de projetos de construção de estradas com base na análise e resumo de muitos resultados de investigação anteriores. Depois, propõe um método abrangente de avaliação de elementos difusos, combinando a teoria fuzzy (difusa) e a análise de elementos materiais. Este método fornece uma nova maneira de avaliar de forma abrangente o impacto ambiental da construção de estradas. Os resultados deste trabalho deram origem às seguintes conclusões principais da dissertação. Primeiro, ao analisar sistematicamente o impacto dos projetos de construção de estradas no ambiente social, ecológico, atmosférico, acústico e aquático, é possível criar as bases para uma avaliação abrangente do impacto ambiental do projeto de construção de estradas. Em segundo lugar, ao analisar as ideias e princípios da avaliação ambiental na construção de estradas, foi possível estabelecer o sistema de índice de avaliação de impacto ambiental para construção de estradas. Simultaneamente, um novo método de determinação do peso, estabelecido pela matriz consistente difusa e pelo processo de análise hierárquica (AHP), melhorou a racionalidade do peso. Finalmente, foi estabelecido um modelo abrangente de avaliação de elementos difusos, que foi testado e verificado em diferentes estradas, condições e projetos usando diferentes medidas de proteção ambiental para se compreender o seu potencial de utilização.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Urban Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74332
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wei Zheng.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID