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https://hdl.handle.net/1822/74332
Título: | Environmental impact assessment of urban roads construction |
Outro(s) título(s): | Avaliação do impacto ambiental da construção de estradas urbanas |
Autor(es): | Wei Zheng |
Orientador(es): | Silva, Hugo M. R. D. |
Palavras-chave: | Environmental impact assessment Fuzzy matter-element model Index system Urban roads construction Weight determination Avaliação de impacto ambiental Modelo de elementos difusos Sistema de índices Construção de estradas urbanas Determinação do peso |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | With the continuous development of the economy, urban road construction has achieved rapid development, which at the same time has brought severe environmental problems. Therefore, carrying out an environmental impact assessment of urban roads construction projects is of great significance to achieve the harmonious coordination of road construction with society, economy, and environment and promote road traffic sustainable development.
This thesis aims at studying the environmental impact assessment method of road construction projects based on analyzing and summarising many previous research results. Then, it suggests a comprehensive fuzzy matter-element assessment method combining fuzzy theory and matter-element analysis. This method provides a new way for a comprehensive evaluation of the environmental impact of road construction.
The results of this work led to the following main conclusions of the dissertation. First, by systematically analyzing the impact of road construction projects on the social, ecological, atmospheric, acoustic and water environments, it is possible to lay the foundation for a comprehensive environmental impact assessment of road construction projects. Secondly, by analyzing the road construction environmental assessment's ideas and principles, it was possible to establish an index system for environmental impact assessment of road construction. Simultaneously, a new weight determination method, established by a consistent fuzzy matrix and an analytic hierarchy process (AHP), improved the weight's rationality. Finally, a fuzzy matter-element comprehensive evaluation model was established, tested and verified on different road places, conditions and projects using different environmental protection measures to understand its potential use. Com o contínuo desenvolvimento da economia, a construção de estradas urbanas alcançou um rápido desenvolvimento, o que ao mesmo tempo trouxe sérios problemas ambientais. Portanto, a avaliação do impacto ambiental nos projetos de construção de estradas urbanas é de grande importância para alcançar a coordenação harmoniosa da construção de estradas com a sociedade, a economia e o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do tráfego rodoviário. Esta tese tem como objetivo estudar o método de avaliação de impacto ambiental de projetos de construção de estradas com base na análise e resumo de muitos resultados de investigação anteriores. Depois, propõe um método abrangente de avaliação de elementos difusos, combinando a teoria fuzzy (difusa) e a análise de elementos materiais. Este método fornece uma nova maneira de avaliar de forma abrangente o impacto ambiental da construção de estradas. Os resultados deste trabalho deram origem às seguintes conclusões principais da dissertação. Primeiro, ao analisar sistematicamente o impacto dos projetos de construção de estradas no ambiente social, ecológico, atmosférico, acústico e aquático, é possível criar as bases para uma avaliação abrangente do impacto ambiental do projeto de construção de estradas. Em segundo lugar, ao analisar as ideias e princípios da avaliação ambiental na construção de estradas, foi possível estabelecer o sistema de índice de avaliação de impacto ambiental para construção de estradas. Simultaneamente, um novo método de determinação do peso, estabelecido pela matriz consistente difusa e pelo processo de análise hierárquica (AHP), melhorou a racionalidade do peso. Finalmente, foi estabelecido um modelo abrangente de avaliação de elementos difusos, que foi testado e verificado em diferentes estradas, condições e projetos usando diferentes medidas de proteção ambiental para se compreender o seu potencial de utilização. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Urban Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74332 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ISISE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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