Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74971

TítuloPromoção da alimentação saudável no contexto do livro didático e do fazer docente
Outro(s) título(s)Healthy food promotion in the context of textbooks and the teaching action
Autor(es)Boff, Eva Teresinha O.
Bernard, Aline
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação alimentar
Currículo
Ensino contextualizado
Food Education
Curriculum
Contextualized teaching
Data2021
EditoraUniversidade Federal de São Carlos
RevistaRevista Eletrônica de Educação
CitaçãoBoff, E.T., Bernard, A. & Carvalho, G.S. (2021). Promoção da alimentação saudável no contexto do livro didático e do fazer docente. Revista eletrônica de Educação (Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade), 15, 1-22 (e4910061)
Resumo(s)O objetivo deste estudo foi identificar os conteúdos sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) presentes em livros didáticos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental brasileiro e compreender as concepções docentes relacionadas às possíveis articulações entre os conceitos específicos disciplinares e EAN. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) orienta que as ações de EAN se articulem com os diferentes saberes que consideram a cultura, a história e a geografia (BRASIL, 2020). A EAN pode ser um recurso pedagógico de contextualização das diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados foram obtidos por meio da análise textual discursiva de 20 livros didáticos, de entrevistas semiestruturadas e discussões entre nutricionista, professores e alunos participantes do estudo. A análise mostra que os livros didáticos apresentam poucos conteúdos de EAN, normalmente centrados em aspectos biomédicos. As professoras reconhecem a importância da EAN como constitutiva do currículo escolar, mas têm dificuldades em articular a temática com os conceitos disciplinares. O estudo mostra a importância da realização de trabalho coletivo entre profissionais da saúde, no caso EAN, e da educação, pois a idade escolar é a mais propícia para a formação de estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.
The object of this study is to identify the contents about Food and Nutrition Education (FNE) in textbooks of sixth to ninth grades of Brazilian elementary school and to comprehend the teaching conceptions related to possible links between those concepts and the FNE. The National Program of School Feeding - NPSF guides the FNE actions towards different pieces of knowledge considering culture, history, geography (BRASIL, 2020). FNE can be a pedagogical resource of contextualization to many knowledge areas. It is a qualitative research, which results were obtained through discursive textual analysis of twenty didactic books, semi-structured interviews, and discussions between the nutritionist, the teachers and the students that took part in the study. Analysis showed that didactic books present few contents of FNE, generally referring to biomedical aspects. Teachers recognized the importance of FNE as a constitutive element of the curriculum, but they found it difficult to link such a theme with disciplinary concepts. The study reveals the importance of collective work of both health and education professionals since school age is propitious to create healthy habits and lifestyles.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74971
DOI10.14244/198271994910
ISSN1982-7199
Versão da editorahttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4910
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RevEletronEduc-PromocaoAlimentSaudavel.pdf791,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID