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https://hdl.handle.net/1822/75126
Título: | Perceções dos profissionais e dos conviventes significativos relativamente à intervenção dos Palhaços de Hospital no contexto pediátrico |
Outro(s) título(s): | Perceptions of the professionals and child companions regarding the intervention of the Hospital Clowns in the pediatric context |
Autor(es): | Silva, Maria José Araújo da |
Orientador(es): | Caires, Susana Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Hospitalização pediátrica Humanização Palhaços de Hospital Promoção da saúde Health promotion Hospital Clowns Humanization Pediatric hospitalization |
Data: | 4-Fev-2021 |
Resumo(s): | A hospitalização pediátrica constitui uma experiência que envolve um conjunto de mediadores ambientais
(estruturais, decorativos, funcionais), cujo impacto influencia a forma como a situação é vivenciada pela
criança/adolescente, conviventes significativos e profissionais da pediatria. A mudança de paradigma na
saúde – do modelo biomédico para o holístico –, tem promovido a criação de condições que facilitam a
adaptação e a vivência do processo de hospitalização pediátrica. À luz deste paradigma positivo, de
humanização e de promoção da saúde, as instituições hospitalares passaram a valorizar as estratégias
não farmacológicas e outras intervenções diferenciadas que contribuem não só para o desenvolvimento
integral da criança/adolescente, mas também para melhorar as condições dos conviventes significativos
e dos profissionais da pediatria, minimizando e contrariando o impacto disruptivo da hospitalização
pediátrica. No contexto desta abordagem integral e multidimensional dos cuidados de saúde, enquadra se a necessidade destas instituições proporcionarem oportunidades educativas e lúdicas que contribuam
para o desenvolvimento humano saudável e constituam um recurso facilitador da adaptação e da vivência
de hospitalização, como sejam a arte, o humor, o riso, o jogo e a brincadeira, ferramentas nucleares do
Palhaço de Hospital (PH). Apesar da intervenção relativamente recente dos PH, os resultados dos estudos
desenvolvidos apontam, na sua generalidade, para a efetividade da sua intervenção, nomedamente pela
promoção do bem-estar. Partindo desta premissa, e considerando a escassez de estudos nesta área, o
presente trabalho de investigação, através de um estudo exploratório-descritivo de natureza quantitativa,
propôs-se adaptar e validar, para a realidade portuguesa, instrumentos de avaliação das perceções dos
profissionais da peditaria e dos conviventes significativos relativamente à intervenção dos Doutores
Palhaços (DP) da Operação Nariz Vermelho (ONV) no contexto da pediatria, conhecer essas perceções e
explorar as suas variáveis influenciadoras, assim como compreender os contributos dos DP para a
educação/promoção da saúde. Os dados foram recolhidos em dez hospitais com os quais a ONV
estabeleceu parceria, através de inquéritos por questionário. Os resultados revelam que os DP são figuras
bem aceites por todos os atores do contexto hospitalar, que os seus efeitos mais significativos instituem se em torno da facilitação da vivência e da adaptação da criança/adolescente e dos conviventes
significativos à hospitalização, promovendo o desenvolvimento de estratégias de coping, fazendo emergir
emoções positivas e de promoção do bem-estar, com maior expressividade a nível psicológico,
representando uma mais-valia para a humanização e promoção da saúde, não havendo evidência
relevante de impacto negativo da sua intervenção. Pediatric hospitalization is an experience that involves a set of environmental mediators (structural, decorative, functional), whose impact influences the way the situation is experienced by the child/adolescent, respective companions and pediatric professionals. The paradigm shift in health - from the biomedical to the holistic model - has promoted the creation of conditions that facilitate the adaptation and experience of the pediatric hospitalization process. As a result of this positive paradigm, of humanization and health promotion, hospital institutions began to value non-pharmacological strategies and other differentiated interventions that contribute not only to the integral development of the child/adolescent, but also to improve the conditions of the child companions and pediatric professionals, minimizing and counteracting the disruptive impact of pediatric hospitalization. In the context of this comprehensive and multidimensional approach to health care, it is required that these institutions provide educational and recreational opportunities that contribute to healthy human development and constitute a resource that facilitates the adaptation and the experience of hospitalization, such as art, humor, laugh, games and fun, nuclear tools of the Hospital Clowns (HC). Despite the relatively recent intervention of the HC, the results of the studies point, in general terms, to the effectiveness of their intervention, namely by promoting well-being. Based on this premise, and considering the scarcity of studies about this topic, this research work, through an exploratory-descriptive study of a quantitative nature, proposed to adapt and validate, for the Portuguese reality, instruments for assessing the perceptions of pediatric professionals and child companions relation to the intervention of Clown Doctors (CD) from Operação Nariz Vermelho (ONV) in the pediatric context, to know these perceptions and to explore their influencing variables, as well as understanding the contributions of the CD to education / health promotion. Data was collected in ten hospitals, with which ONV established a partnership, through questionnaire surveys. The results reveal that CD are well accepted figures by all parties in the hospital context, that their most significant effects are established around the facilitation of the experience and adaptation of the child/adolescent and respective companions to hospitalization, promoting the development of coping strategies, generating positive emotions and promoting well-being, with greater expressiveness at a psychological level. Additionally, CD are an asset for humanization and health promotion, with no relevant evidence of a negative impact of their intervention. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75126 |
Acesso: | Acesso aberto |
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