Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75668

TítuloPotencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
Outro(s) título(s)Didactical potential of the use of legends to teaching history: a study with 2th grade Portuguese students
Las potencialidades didácticas del uso de las leyndas em la education historica: un estudio com los estudiantes portugueses de segundo año de la escuela primaria
Autor(es)Solé, Glória
Palavras-chaveEducação Histórica
Narrativas
Ficção Histórica
Lendas
Pensamento Histórico
Historical Fiction
Historical thinking
History Education
Legends
Narratives
Data2018
EditoraUniversidade Estadual de Maringá (UEM)
RevistaDiálogos
CitaçãoSolé, M. G. P. S. (2018). Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Diálogos, 22(2), 184-201. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279
Resumo(s)Este artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.
This article aims to present a study on the use of narratives (legends) in the teaching of History, seeking to highlight the potential of this pedagogical resource in the process of construction of historical knowledge and to investigate how this resource enhances the development of historical thinking in Portuguese students of 2nd year of schooling (6 - 7 years). The narratives (legends) produced by the students were subjected to an analysis of inductive content and categorized by levels of progression of ideas. The results showed that this type of resource can influence the structuring of students' historical thinking, as well as enhance their imagination.
Este artículo tiene como objetivo presentar un estudio sobre el uso de narrativas (leyndas ) en la enseñanza de la historia, tratando de poner de relieve el potencial de este recurso educativo en el proceso de construcción del conocimiento histórico y descubrir cómo este recurso mejora el desarrollo del pensamiento histórico en los estudiantes portugueses 2º año de escolaridad (6 - 7 años). Las narraciones (leyendas) producidas por los alumnos fueron sometidas a un análisis de contenido inductivo y categorizadas por niveles de progresión de ideas. Los resultados demostraron que este tipo de recurso puede influir en la estructuración del pensamiento histórico de los alumnos, así como potenciar su imaginación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75668
DOI10.4025/dialogos.v22i2.41279
ISSN1415-9945
e-ISSN2177-2940
Versão da editorahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
41279-Texto do artigo-751375149273-1-10-20180926.pdf620,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID