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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.advisorBorges, Martha Kaschnypor
dc.contributor.authorPandini, Carmen Maria Ciprianipor
dc.date.accessioned2022-02-03T23:12:30Z-
dc.date.available2022-02-03T23:12:30Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2020-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75795-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractEsta investigação desenvolveu um estudo de caso de tendência etnográfica sobre o trabalho do Design da EaD realizado por professores e designers instrucionais que atuam em colaboração no Laboratório de Desenho e Produção de Material Didático para a EaD – Multi.Lab.EaD. As atividades deste trabalho incidem sobre o desenho e desenvolvimento de ações para a construção das salas online e de materiais para os Cursos de Licenciatura do CEAD, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A problemática de investigação traz ao centro das finalidades a análise dos saberes, dos modos de pensar e das atividades envolvidas no trabalho do Design da EaD, protagonizado em Comunidade de Prática. Estão envolvidas nessas questões problematizadoras e finalidades de pesquisa as formas de ideação, criação e implementação das atividades que envolvem as escolhas e decisões frente às tarefas necessárias ao Design da EaD para os cursos supracitados. A decisão do estudo de caso de tendência etnográfica ocorreu em virtude de se tratar de um grupo específico que atua em Comunidade de Prática, por princípios profissionais, e situado no interior de uma Universidade, a qual integra um sistema de universidades públicas brasileiras. Os participantes são professores e designers vinculados aos Cursos de Licenciatura na modalidade a distância, que estivessem em ação ou que tenham atuado em algum momento nos cursos na proposta de Comunidade de Prática. A coleta de dados foi realizada utilizando-se o método de triangulação de fontes sugerida por Yin (2005) e por Minayo (1994), e as técnicas utilizadas foram a observação, o questionário, a entrevista, o grupo focal (GF), a análise documental e a produção de um artefato. O registro dos dados foi realizado com o auxílio de diários de campo, gravações em áudio, vídeos e fotografias. Para o tratamento dos dados foi adotada a análise de conteúdo, inspirada no método de Bardin (2004), e foi aplicada como prática a perspectiva da análise categorial temática proposta por Minayo (1994), Minayo e Minayo-Gómez (2003), Minayo, Assis e Souza (2010) e Gomes (1994). A abordagem teórica utilizada nesta investigação foi a sócio-histórica, cujo representante mais expressivo é Lev S. Vygotsky, acompanhada de uma articulação com autores contemporâneos de tendência social. Outro autor e tendência expressiva é a humanista, cujo nome central é Paulo Freire. Ambas as abordagens foram propostas como expressão da valorização humana e social no contexto social e profissional, tendo como base o “ser em situação” envolto de condicionantes presentes na sociedade e nos contextos específicos. A abordagem de Design que se vinculou a pensamentos de tendência situada e contextualizada, as quais consideram que o produto de Design é parte dos desejos e da ação humana e do meio sobre a solução. As análises de dados se nutriram da análise documental para situar e compreender os princípios do trabalho realizado no contexto do laboratório, e os resultados finais das análises trouxeram evidências de um modelo único de Design e de um conceito em transição, o qual, nesta tese, denominamos CoDesign.por
dc.description.abstractThis investigation developed a case study of ethnographic tendency on the work of design for distance learning (DL) carried out by teachers and instructional designers who work in collaboration in the Laboratory of Design and Production of Didactic Material for DL - Multi.Lab.EaD. The activities of this work focus on design and development of actions for the construction of online rooms and resources for degree courses at the Distance Learning Center of Santa Catarina State University (CEAD/UDESC), linked to the Universidade Aberta do Brasil System (UAB). The research problems bring to the center of the purposes the analysis of the knowledge, the ways of thinking and the activities involved in the work of designing for DL, in the community of practice. The ways of ideation, creation and implementation of activities that involve the choices and decisions facing the tasks required for DL Design for the aforementioned courses are involved in these problematic questions and research purposes. The decision choice of an ethnographic trend study was due to the fact that it is a specific group that works in a community of practice based on professional principles and located within an university, which is part of a system of Brazilian public universities. Participants are professors and designers linked to distance learning undergraduate courses, who were in action or who have acted at some point in the courses in the proposed community of practice. Data collection was performed using the sources triangulation method suggested by Yin (2005) and Minayo (1994), and the techniques used were observation, the questionnaire, the interview, the focus group (FG), the document analysis and the production of na artifact. Data were recorded with the help of field diaries, audio recordings, videos and photographs. For data treatment, content analysis was adopted, inspired by the method of Bardin (2004), and the perspective of thematic categorical analysis proposed by Minayo (1994), Minayo and Minayo-Gómez (2003), Minayo, Assis and Souza (2010) and Gomes (1994) was applied as practice. The theoretical approach used in this investigation was the social-historical one whose most expressive representative is Lev S. Vygotski in conjunction with contemporary authors, all of them with a social tendency. Another author and expressive trend for this study is the humanist whose central name is Paulo Freire. Both approaches were proposed as an expression of human and social valorization in the social and professional context, based on “the being in a situation” surrounded by constraints present in society and in specific contexts. The design approach linked to these thoughts was the situated and contextualized tendency which considers that the design product is part of the desires and actions of the human beings and the environment on the solution. The analysis was based on documentary analysis to situate and understand the principles of the work carried out in the context of the laboratory, and the final results of the analysis brought evidence of a unique Design model and a concept in transition, which, in this thesis, we call it CoDesign.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDesignpor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectComunidade de práticapor
dc.subjectDistance Learningpor
dc.subjectCommunity of practicepor
dc.titleO trabalho do design da EAD na convergência de modalidades educativas: entre saberes, pensamentos e atividades em comunidade de práticapor
dc.title.alternativeThe work of design for distance learning (DL) in the convergence of educational modalities: between knowledge, thoughts and activities in practice communitiespor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101516436por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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Carmen Maria Cipriani Pandini.pdfTese de Doutoramento12,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

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